sábado, 9 de março de 2013

Treino 38 - It's complicated

E bota compliquêiti nisso. Foi um dia daqueles essa sexta-feira. Compromissos profissionais (é, eu também tenho) de monte, problemas idem. Uma chuva ainda pior que a do treino de quarta-feira à noite, em pleno horário de batente. O trânsito, que já é ruim com tempo seco, ainda mais caótico. O dia internacional da mulher (parabéns a todas, principalmente às que fazem parte da minha vida; e também àquelas que, apesar de tudo, ainda arranjam um tempinho para correr), para mim, foi quase todo em clima de TPM.

Requentada, mas homenagem
Correr, definitivamente, não acaba com os meus problemas. Quando chego do treino ou da prova, lá estão eles, exatamente no mesmo lugar. Mas, sempre que corro, volto mais forte e sereno para enfrentá-los. Tudo o que parece tão complicado antes, muitas vezes durante e depois de uma corridinha, por menor que ela seja, tende a ficar um pouco mais simples. E isso é bom demais. É o que me basta. A partir daí, deixa comigo...



Não seria diferente nesse dia marrento. Tinha na planilha um treininho pró-forma, quase banal, com apenas quarenta minutos de duração. Não um regenerativo de segunda-feira, mas como se fosse. Poupando as canelas para o grande desafio de domingo; o mais longo dos treinos do ano, até o momento. Quando saí de casa, bem perto das sete da noite (sozinho, costumo começar às seis, mas chuva e trabalho não deixaram), entretanto, já sabia bem que não iria ficar só nisso. Precisava de um pouco mais de tempo só para mim. Tem gente que medita. Tem gente que pesca. Tem gente que faz um monte de outras coisas. Eu corro.

Adoro treinar com os amigos. Mas há também aqueles momentos de introspecção simplesmente fundamentais
Saí meio sem rumo por aí. O final do horário de verão, apesar de tornar o clima bem mais ameno e agradável para quem corre no final da tarde, começo da noite, limita um pouco as doideiras. Não dá mais para ir para qualquer lugar, como num dia claro. Peguei então o caminho para a região central da cidade, passando pela Avenida Mario Covas, marginal da Dutra e Francisco José Longo, depois de cruzar a passarela da Bandeirantes (antiga concessionária que nem existe mais, já virou igreja e loja de material para construção, mas ainda não perdeu o "nome").

Baby Consuelo
Fiz uma rápida escala para reabastecimento no Parque Santos Dumont, que já foi nos primórdios um dos meus locais mais habituais de treinamento e serviu, até algum tempo atrás, como ponto fixo de encontro para os treinos da malucada do asfalto, mas tem sido bem pouco visitado atualmente. Gostei do velho laguinho dos patos enfim reformado, com fontes lembrando um Ibirapuera ou uma Pampulha em (micro)miniatura. Não cheguei a completar o giro na pista de 678 metros. Deixei o parque pela outra portaria lateral e segui meu caminho.

Do pai da aviação
Ziguezagueei pelo velho (e não muito bem frequentado, principalmente àquele horário) centro da cidade. Passei pela Praça Afonso Pena e Rua XV de Novembro, segui pela Siqueira Campos, onde morei na infância (ih, faz tempo!) até a vizinha Vila Maria. Voltei pela longa Conselheiro Rodrigues Alves, subi a íngreme Coronel Moraes, percorri as ruas Francisco Paes e Vilaça e as avenidas João Guilhermino e Nelson D'Ávila. Fui concluir meu passeio noturno já no final da Rua Paraibuna, perto do famoso CTA (não consigo pronunciar o tal "D" que colocaram antes do nome dele).

D mudo
Já havia corrido pouco mais de 12 km em cerca de 1h10min e até poderia, se tivesse um pouquinho mais de pique, rodar os aproximadamente quatro que faltavam para regressar ao ponto de partida. Mas já estava plenamente satisfeito. Mente zerada. Era como se nada tivesse acontecido durante o dia todo. Meia hora além do previsto no cronograma, o suficiente para chegar em casa com aquela sensação de agora sim, que só quem corre sabe como é (apesar de ter ficado uns vinte minutos parado no ponto, esperando o busão passar). E sem sobrecarregar a carcaça para a encrenca master do domingão.

Mais riscos no mapa
Descanso total e absoluto nesse sábado, porque eu também mereço (de vez em quando). Amanhã, domingo, é dia de correr pra valer!

Qual era o problema mesmo?

Link no Garmin Connect:
http://connect.garmin.com/activity/281901054

Resumo do treino:






2 comentários:

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.