quinta-feira, 7 de março de 2013

Treino 36 - Eugênio de Molho

O sobrenome do cara que dá nome ao distrito leste de São José dos Campos, na verdade, é de Melo... Menos ontem à noite! Caras, que temporal foi aquele? Eu até disse para a galera que vou começar a combinar os treinos de quarta-feira à noite pelo Orkut, para ver se São Pedro não fica sabendo... Quando saí de casa, às vinte para as sete, pensei mesmo no estrago que aquelas assustadoras nuvens negras poderiam fazer.

São as águas de março...
Ao chegar ao centro comunitário, na avenida principal do "Molhão", digo Melão, mesmo lugar do último treino coletivo de 2012 (antes de eu começar a relatá-los aqui no blog), vi a tropa já começando a se reunir e me reanimei. Pelo menos uma parte era como eu: sem medo de cara nem de tempo feio. Mas a hora foi passando, as 19h30min chegando... E nada de vários nomes confirmados na lista aparecerem. É, estrago feito. Para piorar, só mesmo se a água começasse a desabar bem na hora prevista para a saída. E não daria outra... Se fosse combinado, não dava tão "certo".

Ufa! Esse foi por pouco...
E tome turminha se escondendo do aguaceiro nos carros e na portaria do centro esportivo (embaixo de árvore não pode!). Um dos (muitos) raios que caiu trouxe junto o apagão, que durou pouquinho, mas deixou tudo um breu só. Todo mundo ali, no maior apetite de correr, mas, claro, com (justificável) medo dos pipocos elétricos no céu. Ficaríamos abrigados por uns vinte minutos, até a chuva abrandar e eu conseguir convencer a patota de que já era seguro sair.

Não era nada disso também...
Que fique bem claro. Adoro correr, mas não sou irresponsável. Tenho um filho pequeno para criar e não vou sair por aí colocando em risco a minha vida por causa de um treino (ou qualquer outra coisa). Esperamos o pior da tempestade passar e, embora ainda houvesse um ou outro relampear avulso, não estávamos em área descampada, onde fôssemos os "alvos preferenciais". Somos 100 Juízo, mas zelamos sempre pela nossa segurança.


Ausências (e raios) à parte, correr na chuva é sempre bom demais. O difícil fica fácil, o rendimento surpreende, a coisa toda flui com atípica naturalidade. Sou simplesmente um outro corredor, à noite e com o termômetro marcando perto dos vinte graus. Havíamos inicialmente combinado repetir o percurso do treino de dezembro (com aproximadamente 9,6 km), mas, de última hora, foi sugerido pelo nosso Diretor Edward um outro, evitando o trecho não pavimentado ligando a marginal da Dutra à estrada velha para Caçapava, interditado para obras.

No escuro e com chuva? Fizemos bem de fugir.
Seguiríamos então pela via lateral da BR-116 até a unidade da Embraer, já quase chegando à divisa com o município vizinho, cidade simpatia e terra da taiada. E retornaríamos pela mesma pista até a entrada do distrito, pegando a 21 de abril, rua paralela à avenida da largada. Ali, alguns se perderam e o grupo, já diminuto, ficaria ainda mais reduzido. Sem nos tirar, entretanto, a sensação de estarmos fazendo um GRANDE treino. Ao final da rua, dobramos à direita e seguimos pela ciclovia em direção ao bairro Galo Branco, mais uma vez chegando pertinho de Caçapava. Já que nossos companheiros de lá não haviam vindo, quase fomos buscá-los em casa...

Melhor roteiro adaptado
O grupo que restou no caminho, além de mim, contava com Edson, Elias, Gustavo, Gil, Paulo, Toninho e Tonicão. Incentivando uns aos outros durante todo o caminho, faríamos da rodagem praticamente um treino de ritmo de competição, chegando bem perto de cravarmos parciais começando com quatro. Voltaríamos ao ponto de partida, depois de pouco mais de 11 km em pouco menos de uma hora, com a satisfação da missão cumprida e o orgulho de não termos capitulado diante das condições climáticas. Um daqueles treinos para terminar dizendo: pô, eu gosto mesmo desse negócio aí. Parabéns a todos que enfrentaram e venceram mais esse divertido desafio.

Galera 100% impermeável
A semana segue em plena atividade. Meia horinha de esteira na quinta, junto com o treinamento de musculação em circuito. Quarenta minutinhos de rodagem livre na sexta. E o segundo treino-monstro da planilha para a ultramaratona no domingo. E vamo que vamo!!!

Link Garmin Connect:
http://connect.garmin.com/activity/281279397

Resumo do treino:





4 comentários:

  1. Correr na chuva tudo bem... com raios, Deus me livre. Já corri pra dentro da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) na USP até a tempestade passar. Fiquei com quase 40 minutos, todo molhado, até São Pedro se acalmar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também evito. Ontem esperamos praticamente "zerar a voltagem".

      Abraço e bons treinos!

      Excluir
  2. Mandou bem Fabio ., 1° a nossa integridade fisica ., depois o resto ., afinal de conta meu amigo nós temos passarinho pra dá água né ..

    Abraços

    Romildo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como bebem água esses passarinhos, né, meu amigo Romildo?

      Abração e bons treinos!

      Excluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.