segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Uma companheira, uma confidente

Já haviam se passado um ano e mais alguns meses desde o dia em que decidi tentar voltar a correr (e quase botei pulmões boca afora na Área Verde). A corrida era um hábito praticamente diário naquele final de janeiro de 2005, quando abri o Microsoft Excel e, usando meus parcos conhecimentos como seu usuário, montei uma rudimentar planilha eletrônica para nela começar a registrar meus treinos e corridas.

A pioneira
A intenção era modesta: apenas ter uma noção do quanto estava correndo por semana e por mês. E dificuldades para isso não faltavam. Soa estranho dizer, já que nem faz tanto tempo assim. Mas ainda não existiam ferramentas hoje corriqueiras, como o site MapMyRun.com. Google Earth até já havia, mas as imagens de satélite de São José dos Campos não passavam de borrões. Relógio com GPS embutido? Nem se falava ainda... Ou era coisa da NASA! Tempos heroicos. Muitos dos valores que lancei nas linhas e colunas foram estimados. Alguns, inclusive, superestimados.

Mede aí o quanto você correu...
Cheguei a comprar um daqueles feiosos tênis Rainha System DPT, à época, um must da tecnologia. Vinham com um aparelho, o pedômetro, acoplado à lateral, usado para contar o número de passos e dar uma vaga ideia da distância percorrida. Claro que prometiam (muito) mais do que podiam cumprir, mas já eram um brinquedinho interessante para quem começava a curtir a diversão de contabilizar quilômetros rodados.

Digital Personal Trainer... Quanta pretensão!
2005 terminou com seis corridas oficiais (estrearia em junho daquele ano em Campos do Jordão), minha primeira São Silvestre e, descontando os trinta primeiros dias não registrados em janeiro, 2141 km rodados. A planilha versão 2006, ano da minha primeira meia maratona e de vinte corridas disputadas, não traria nenhuma novidade e registraria apenas alguns quilômetros a mais, 2203 no total.

Só a partir de 2007 é que iria começar a fazer alguns pequenos ajustes. Acrescentaria à planilha daquele ano colunas para registrar o peso antes e depois do treino, calculando a perda durante a atividade (haja paciência para lembrar de fazer isso todo dia!), bem como para anotar a temperatura (estimada) durante o treino ou corrida. Pela primeira vez iria também usar o conceito de percepção subjetiva de esforço, a célebre Escala de Borg. Bobagem, mas bobagem científica. Já um pouco mais experiente como corredor, intercalando dias de repouso e cross training, reduziria minha rodagem anual para 2133 km. Mas aumentaria o número de provas para vinte e oito.

Revista e ampliada
2008 seria o ano da estreia em maratonas e da minha até hoje única contusão séria (janeiro e fevereiro seriam meses de pouquíssima corrida por conta disso). A planilha ganharia campos para analisar melhor a rodagem semanal, passaria a ser em bloco contínuo (ao invés de separada por semana, como nas versões anteriores) e teria pela primeira uma aba com gráficos (bem simples, do tipo "pizza", com percentuais que cada distância, tempo ou média de velocidade correspondia em relação ao total de treinos e corridas. Com os 45 dias praticamente perdidos no início do ano, apenas 2002 km rodados no total. E trinta corridas completadas.

A partir de 2009, no entanto, tudo mudaria bastante. Seria a primeira versão da planilha a estar disponível em meu site pessoal, o Arquivo de Corridas de Fábio Namiuti. Além da preocupação estética (era o fim da era cinzenta e o início das cores), muitas novas informações. Colunas para controlar o tipo do treino e do piso, tênis utilizado, observações, link para o percurso em sites de mapeamento, etc. Abas para cálculos, estatísticas e gráficos por semana, mês, dia da semana, tênis, piso, tipo de atividade. Muita gente faria o download gratuito e se tornaria usuário e fã de carteirinha da, até então, minha ferramenta de uso pessoal. E ela registraria o meu recorde absoluto (até hoje) de rodagem anual: 2500 km. Com trinta e cinco provas inclusas.

A primeira versão bonitinha e popular
Veio a nova década. A pedidos, versões atualizadas em 2010 e 2011 e novos recursos, como a aba "locais" mostrando totais de treinos em um determinado lugar informado pelo usuário, a autoexplicativa coluna "horas de sono", o quadro comparativo com a rodagem do ano anterior, a aba "laps" para registrar os tempos por quilômetro em cada treino (acabaria excluindo posteriormente, por não ter pacovás para registrar tudo isso diariamente), os totais por semana e mês em colunas da própria aba principal. E outras pequenas melhorias, das quais não vou me recordar agora.

Mas de uma coisa me lembro bem. Com o relativo sucesso, mais de dez mil downloads da primeira versão gratuita, coloquei no site um botão para doações, solicitando contribuições voluntárias pelo trabalho do desenvolvimento... Porque, olhem, dá mesmo! Apenas três pessoas se dispuseram a colaborar. Uma delas, até com um valor vultoso para a época. Um reconhecimento bacana, que me deixou feliz e comovido. Mas também um reconhecimento pequeno. Para ser mais preciso, em termos percentuais, apenas 0,0003% dos usuários.


As primeiras versões da nova década
A partir de 2012, optei então por comercializar, por um valor simbólico, a planilha, que seguiu tendo evoluções estéticas e de funcionamento. Novas colunas, novas abas, mais informações, mais cálculos e estatísticas. Diversas inovações boladas por mim mesmo, mas também especial atenção às sugestões dos companheiros de esporte. Com a divulgação nas redes sociais, meus perfis no Twitter e Facebook, e diversos usuários cativos, a procura seguiu bastante grande. Felizmente (mas, óbvio, longe dos números significativos de quando era freeware).

É um dinheirinho a mais que entra e, claro, ainda mais nos dias de hoje, sempre ajuda. Mas, sobretudo, é uma motivação a mais para seguir trabalhando na melhoria contínua de uma ferramenta que é bastante útil. Não só para mim, mas também para diversas pessoas que confiam nela, como uma eficaz companheira de treinos e corridas. E uma espécie de confidente também. A cada dia, além de informações, registro também meus sentimentos a respeito de cada atividade. Reler é relembrar, mas também aprender com os próprios erros (e acertos).

A primeira versão comercial
A versão 2013, que está registrando todos os passos da minha preparação para a estreia no admirável mundo novo das ultramaratonas, está à venda através deste LINK. O pagamento pode ser feito através de depósito ou transferência (há cinco opções de bancos para isso) ou por meio dos principais sites, como o PagSeguro, o MoIP, o BCash ou o PayPal, que aceitam outras formas de pagamento variadas (boleto bancário, cartões de crédito e débito, transferência online, etc.).

Ao adquirir a sua planilha para registro e estatística de treinos e corridas versão 2013, você não só colabora com esse colega de esporte, como passa a contar também com essa valorosa companheira, que vem me auxiliando desde 2005 e que pretendo que siga fazendo o mesmo por muitos anos, enquanto eu correr. Quem usa, gosta e não fica sem.

A mais nova versão




4 comentários:

  1. Olá Fábio, Comprei em 2012, gostei, e já adquiri a de 2013. Tenho e recomendo.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio, Roberto. Tenha sempre ótimos treinos para registrar na planilha.

      Abraço!

      Excluir
  2. confidente mesmo:)
    e você é danado! anota tudo! muito bacana!
    eu só passei a registrar mesmo depois que criei a página "treinos" no meu blog... antes anotava num caderninho que depois não sabia onde tinha enfiado:)

    parabéns pela disciplina e organização!
    espero que sua planilha continue fazendo muito sucesso e se torne confidente de mais e mais corredores;)

    um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece um comportamento meio obsessivo (e deve ser mesmo!), Elis, mas, pra mim, faz parte da diversão. Números são apenas números, no entanto, o que vale mesmo é simplesmente poder correr, né? Às vezes até sem relógio, sem mapa, sem lenço nem documento.

      Faturar um troquinho sempre é bom, mas o que dá gosto mesmo é saber que tanta gente curte esse meu trabalho. E que tem sido útil para tantos companheiros de esporte.

      Abraços!

      Excluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.