sábado, 23 de fevereiro de 2013

Treino 28 - Salve Jorge

Sabe aquele amigo cosmopolita, cidadão do mundo, grande contador de causos? Também tenho o meu, o Jorge Monteiro. Qualquer meia horinha de prosa com esse camarada já é sempre garantia de boas histórias (e gargalhadas). Esse tem muito o que contar... Inclusive sobre corridas!

O contador de histórias
Quando o conheci, em 2007, primeiro através de visitas que ele fez ao meu site, o Arquivo de Corridas de Fábio Namiuti e por troca de e-mails, algum tempo depois pessoalmente, a caminho da 12ª Volta da FEG em Guaratinguetá, ele ainda lutava contra um inimigo poderoso: o cigarro. Mas ele, Jorge, foi ainda mais. Assim como eu, livrou-se do vício de fumar e teve na atividade física, particularmente a corrida, uma grande aliada nesta batalha.

Antes que seja tarde
 Jorge tornou-se com o tempo, além de um amigo que transcendeu o âmbito esportivo, um dos corredores mais disciplinados e determinados que tive a oportunidade de conhecer. Mesmo com as sequelas que os muitos anos de tabagismo deixaram, superou dificuldades e limitações e, de um cara que ficava na rabeira da lista em suas primeiras corridas curtas, de 5 ou 8 km, iria se transformar em alguém capaz de correr provas de longa distância. Já tem várias meias maratonas no currículo; e se prepara, neste ano de 2013, para estrear na nobre distância. Não tenho a menor dúvida de que teremos muito em breve mais um membro no clube.

Ele chega lá!
Treino com ele menos do que gostaria. Bem que ele poderia aparecer nos treinos que fazemos, seria (e sabe disso) muito bem recebido. Aos sábados, seu dia costumeiro de longões, quem costuma estar de folga sou eu, domingueiro convicto. Não são muitos os dias em que a agenda é comum e permite, portanto. Mas é sempre um grande prazer correr ao lado dele. Seja em treinos como o que marcamos para essa manhã, seja em provas, nas quais tive algumas vezes a honra de ser seu pacer, auxiliando inclusive na conquista de alguns de seus recordes pessoais.



O treino de hoje, em percurso de aproximadamente 18 km à escolha do amigo (ele é meio tradicionalista, não curte muito novidades em termos de trajetos), teria outros convidados, todas também figuras muito bem quistas em nosso meio: Toninho (custou a aparecer, mas agora não sai mais desse blog), o ilustre visitante paulistano e cada vez mais cracaço das maratonas Guilherme Maio; e também o bissexto corredor Michel, voltando depois de setenta e tantos dias longe das pistas (pelo jeito, não esqueceu nadinha!).

De outros carnavais
Saímos às 7h30min e, pelo gosto do anfitrião, madrugaríamos ainda mais... Mas nem seria necessário. Depois de muitos dias de calor sufocante, a manhã de sábado amanheceu amena e agradável. Santa garoinha de sexta à noite! A temperatura média ficaria na casa dos vinte e cinco graus. Dez a menos que no meu último treino longuinho, na praia. Outro esporte...

E olha que ela não corre...

Nos primeiros quilômetros, estive ao lado da dupla Jorge & Toninho (bom nome para o sertanejo universitário). Com o retorno do Michel, logo no km 6 (fez bem, o lance é voltar aos poucos), no entanto, fui fazer companhia ao Guilherme e acelerei um pouco. Não muito. O treino seria todo feito na zona de conforto, nada de coração na boca. Um típico treino de resistência e não de velocidade.

Fui apresentando, pelo caminho, ao amigo da megalópole alguns detalhes pitorescos do trajeto. A bonita (e pontilhada de condomínios chiques) região do Urbanova, suas subidas fortes (que evitamos), a fantástica rampa abaixo da Univap (dessa parte eu gosto). Papo agradável, que fez as quase duas horas de treino passarem bem rápido.

Ele vive mudando de blog, mas é sempre um GRANDE amigo e corredor
Encerrada a nossa participação, ficamos aguardando, no ponto de ônibus ao lado do shopping, a chegada da outra dupla. Disseram que o Tonico, que chegou atrasado, também apareceu por lá. Mas esse, eu juro que não vi... Toninho, que nunca gosta de correr pouco, ainda voltou no trotinho para casa, morro acima. Já nós, fomos recebidos pelo anfitrião e sua esposa Samira com um isotônico geladinho, que desceu mais redondo que qualquer marca de cerveja.

Provavelmente não foi a coisa mais sensata para se fazer na véspera de uma corrida (amanhã, domingo, enfim faço minha terceira prova do ano, uma de "fabricação própria", organizada pela minha equipe, a 100 Juízo, em parceria com a Tribe of Runners). Mas certamente foi a mais divertida. Obrigado, Jorge, pelo convite. Obrigado, Guilherme, Toninho e Michel pela companhia.

Link no Garmin Connect:
http://connect.garmin.com/activity/276592089

Resumo do treino:

6 comentários:

  1. Obrigado pela citações, Fábio.
    O Monteiro é gente da melhor qualidade e eu exalto também a sua generosidade para com ele, que realmente é mais do que oportuna e merecida.
    Grato a você, Michel, J.Monteiro e Toninho por esse treino tão legal.
    Boa sorte nos 5k de domingo.
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Treino em excelente companhia, amigo Guilherme. Muito obrigado, mais uma vez, pela sua presença. Pena que não tenha ficado para a corrida de domingo, que foi "épica".

      Bons treinos, boa semana e até as próximas vezes.

      Excluir
  2. Caro amigo NAMIULTRA,
    muito obrigado por suas palavras,pela consideração, pela força de sempre com este pangaré esforçado.
    Treinar com você,Guilherme,Toninho e Michel é um privilégio para poucos mortais,aprendo muito com vocês.
    Mais uma vez obrigado,meu amigo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre uma satisfação estar com você, meu amigo Jorge. Que possamos fazer juntos muitos treinos por aí, a caminho da sua estreia nos 42k.

      Abração e obrigado pelo convite. Boa semana e bons treinos!

      Excluir
  3. essas coisas menos sensatas têm o dom de se transformar nas mais divertidas:)

    super treino!
    tá fazendo falta uma garoa dessas por aqui!
    o Rio tá fervendo!
    êta, que o calor não quer dar uma trégua:)

    gostei do Namiultra:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, insensatez é com a gente mesmo, Elis... ;-)

      Treinão muito legal, com ajuda do clima. Domingo esquentou pra dedéu, me senti no Rio.

      Os caras ficam me dando o título antes do feito, aí eu acho que nem vou correr, hehehe...

      Bjs, boa semana e bons treinos!

      Excluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.