terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Treino 22 - Ô esquindô, esquindô

Corrida e carnaval são coisas incompatíveis? Penso eu que não. Tem muito corredor-folião por aí, haja vista a dificuldade de convocar a galera para um treinão durante esse reinado de Momo. A ideia inicial era aproveitar o feriado e encarar os 20 km da subida da serra de Campos do Jordão, percurso feito algumas vezes pelo nosso amigo Vander Mineiro com o campeoníssimo Jota Jr. e outras cobras criadas. Ficou para outra oportunidade.

Corredor cabeçudo a gente vê em toda prova por aí...
Acredito que ninguém precisa abrir mão totalmente daquilo que gosta em nome da corrida. A grande maioria de nós é amador, não tem a quem prestar contas (a não ser a nós mesmos) do desempenho. E não vão ser (mais ou menos) quatro dias de festa, sem maiores extravagâncias (conceito dos mais subjetivos), que vão botar tudo a perder em termos esportivos. Há sim como dar uma pausa e curtir a folia sem maiores traumas, sabendo que a vida e a corrida continuam na quarta-feira de cinzas...

Acaba nada
Mas há também aqueles, eu aí incluso, que não dão muita pelota para os folguedos. Curti bastante (ô!) os meus carnavais das décadas de 80 e 90 e hoje não vejo mais muita graça na brincadeira. Nada contra, em absoluto. Mas simplesmente não tenho mais vontade de sair pulando por aí. Preferi dormir cedo e poupar minhas energias para a folia que realmente me interessa. Foram apenas 6,5 km na sexta-feira pré-carnavalesca, quase 28 km no domingo. E estava prevista uma apoteose de mais vinte e tantos mil metros para essa manhã da terça-feira gorda. Para nos ajudar a não ficar tanto quanto ela...

Como legítimo representante do grupo, eu posso fazer piada
Viria pouca gente, mas quem apareceu, estava animado e bem disposto nessa derradeira manhã de carnaval. Mesmo chegando cedo, fui o último a deixar o carro no estacionamento do Centro da Juventude. Onde já havíamos estado, aliás, em meados de janeiro, também para um treino "internacional". O destino era a mesma cidade vizinha de Jacareí, mas desta feita, não só até a divisa com ela. Iríamos adentrar um pouco mais, segundo a etimologia tupi, o rio dos jacarés.

Pequeno grupo para um grande treino
Muita gente acabou não dando as caras, inclusive alguns nomes previamente confirmados. Aguardamos mais alguns minutos como de costume, mas, preocupados com o sol que resolvera enfim aparecer aos 44' do segundo tempo carnavalesco, acabamos largando pouco depois das oito. A meu pedido, ao invés de seguirmos pelo mesmo roteiro da outra vez, a Estrada Velha Rio-SP, pegamos o caminho inverso, pelas marginais da Rodovia Presidente Dutra. Nada muito temerário, para uma manhã de pouquíssimo tráfego pelo trecho da estrada na região. Pena que, com isso, tenhamos perdido a companhia do bom amigo e grande corredor João Carlos, que pretendia correr menos e para o outro lado.

Uma estrada (quase) só para nós
Rodrigo e Cristiano dispararam na frente. Eu e Edson ficamos em um bloco intermediário. E Roseli e Fábio Siqueira completaram o pelotão. Correr ao lado desse companheiro e figuraça é garantia de muito assunto e risadas. O cara é um grande contador de histórias. Sem tanto fôlego quanto ele, respondi com monossílabos e frases curtas, mas me diverti bastante com o (sempre) ótimo papo. Nem vi o tempo passar. Chegaríamos muito rapidamente até a placa anunciando a entrada do município limítrofe, depois de sete quilômetros ou cerca de quarenta minutos.

Mapa internacional
Rodaríamos mais dois quilômetros pela avenida de entrada da cidade, a Variante Getúlio Vargas. Mas, já começando a sentir o bicho pegar pela temperatura elevada, pedi ao amigo que não seguíssemos adiante até a Praça Charles Gates, conforme inicialmente previsto (num dia mais ameno e não tão próximo de outro treino longo, teria ido com tranquilidade até o belo Parque da Cidade local). Ele voltou para avisar a dupla do fundão, eu aproveitei para recarregar o squeeze na padaria. E, nos despedindo dos amigos (que correriam 11 km e voltariam de resgate motorizado), pegamos o desvio que levava diretamente à estrada velha, cortando por dentro do bairro Jardim Luíza. De presente (de grego), uma bela ladeira para escalar.

Fugi do espeto e caí na brasa (ou vice-versa?)
Dei uma rateada, mas o parceiro esperou até que eu chegasse ao topo. Seguimos juntos pelo Villa Branca e descemos com gosto o ladeirão da antiga rodovia. Morro acima, ele abria distância naturalmente, mas fazia questão de manter a companhia, trotando no mesmo lugar e aguardando. Só mesmo na grande pirambeira, já depois da divisa dos municípios e de volta à terrinha, é que não tive mais como segurar o rei da rampa

Esguichando mais a garrafinha d'água no cocuruto que na goela, subi praticamente tudo andando. Só voltaria a correr quando aplainou, quase um quilômetro depois. Sem problema. Estou treinando para uma corrida totalmente flat e com pausas propositais para caminhadas. Faz parte da minha estratégia e, mais do que nunca, não vou me envergonhar nem um pouco disso.

É nome de circuito, mas virou também uma espécie de lema
Sozinho, imaginei que ditaria um ritmo bem confortável daí em diante; mas acabaria correndo até mais forte que no começo. O leve, mas quase contínuo declive ajudaria bastante nesse aspecto. Faria nova parada para reabastecimento, desta vez no supermercado que chegou a ter uma corrida por aqui (o tal "Mexa-se"), mas acabou nos "abandonando", focando investimentos em sua sede no ABC paulista. E completaria meus dezoito quilômetros (e uns quebradinhos) em algo em torno de 1h47min. Nada mau para quem correra quase trinta há menos de quarenta e oito horas. Chegando à boa marca de 52,3 km rodados nos cinco dias de samba. Sem atravessar.

Missão cumprida
Por lá já estavam todos, correndo menos ou mais que eu. E ainda chegaria depois a Vanda, que treinara mais cedo no Vicentina Aranha, mas fez questão de passar para o rá-rá-rá e distribuir providenciais bananas aos esfalfados e esfomeados companheiros de equipe. Gesto bonito e solidário. É assim, felizmente, que a coisa funciona com a gente. Muito obrigado, querida amiga!

Estar presente faz toda a diferença
Agora é sacudir o confete, enrolar a serpentina e continuar treinando firme, que o carnaval passou, mas o baile, esse segue.

Link no Garmin Connect:

Resumo do treino:

10 comentários:

  1. Nossa! Amei o post.... me senti treinando com vcs! Parabéns pelo emprenho no carnaval! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nessa! Até que eu me empenhei um pouquinho nesse carnaval. Mas o negócio é seguir firme, porque a prova é longa e o tempo, curto.

      Abraços!

      Excluir
  2. muito bom os treinos, Fábio!
    e você tem razão, treinar o caminhar tá valendo, afinal, nessas provas de 24h, o que a gente faz muito mesmo é caminhar:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem dito, Elis. É treinar MESMO o caminhar, que fará parte da estratégia de prova. Só não vale acostumar e não querer correr mais... ;-)

      Parabéns mais uma vez pelos belos treinos e trilhas. Sou fã de carteirinha do seu blog e você sabe disso!

      Excluir
  3. Fabio aqui no Rio na semana passada a turma da nike fez um treino numa das praias aqui no Rio com os corredores foliões...Meu carnaval foi de muito treino longos e o de vcs também ficaram showw...Boa preparação para sua 1a Ultra de muitas que virão.

    Boa semana e bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por aqui teve mais uma vez a famosa Corrida das Dondocas, mas dessa vez eu não participei. Em tempos de milhões de fotos no Facebook, não rola mais, hehehe...

      Parabéns pelo carnaval em plena atividade. Obrigado pela força de sempre. Depois da primeira, eu vejo se tomo gosto e faço outras.

      Abração, boa semana e bons treinos pra você também!

      Excluir
  4. Namiultra,
    sábado fiz 15km pelas pistas da Urbanova.
    Parabéns pela dedicação e pelo foco no principal objetivo de 2013.
    Abraço,meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Jorge! Essa semana o veterano finalmente volta da praia (e quem vai sou eu), vamos combinar um "passeio" por aí qualquer dia desses.

      Abraço, boa semana e bons treinos.

      Excluir
  5. Grande Big Fabio Ultra que maravilha de treino meu camarada ., carnaval como esse é de encher os olhos ., Eu e mais 4 correodres aqui de VR estamos planejando uma corrida de revezamento até Aparecida ., De VR lá dá 150km ., vamos dividir 30km para cada ., vamos levar mais ou menos 15 horas para concluir ., vamos largar 00:00 e chegaremos provavelmente por volta de 15:00 em Aparecida ., estamos só aguardando o apoio da prefeitura de VR . e que a Padroeira nos proteja ....

    Valeu Fabio .

    Romildo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensacional, Romildo! Todo sucesso a você e seus companheiros nessa empreitada. Deve ser uma experiência maravilhosa. Que Nossa Senhora Aparecida esteja com vocês durante todo o caminho.

      Abraços!

      Excluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.