segunda-feira, 22 de abril de 2013

Treino 63 - Salve, simpatia

Mudança de ares é bom e eu gosto. E, pelo jeito, não só eu. Não é todo dia que a gente consegue juntar uma turma assim numerosa para um treininho matinal de domingo. Tem muito corredor novidadeiro por aí... Que legal!

Alô, Sadia! Manda uns frios aí...
A novidade da vez era municipal. Caçapava, a cidade simpatia, está logo ali do lado, a uns vinte quilômetros daqui apenas. Mas temos corrido muito pouco por lá. Principalmente depois que fizeram o favor de suspenderem as duas (boas) provas que aconteciam nela, a do aniversário da cidade, agora em abril; e a Duque de Caxias, organizada pelo exército, em agosto ou setembro. Boas lembranças daquelas largadas na Praça da Bandeira ao som do canhão. Só via neguim se jogando no chão...

Buuuuuuuuuummmmm!!!!
Treino, digo sempre, não se organiza, só se convida os amigos para. Mas tem gente que leva bem a sério a missão. Palmas para o Raphael e a Renata, que fazem parte da malucada do asfalto há pouco tempo, mas vestiram mesmo a camisa. Sair na véspera demarcando o caminho, com setas e números de quilômetros pintados nos postes, é um belo exemplo de boa vontade e consideração para com os colegas de esporte. Obrigado!

Casal nota 1000
Como num daqueles primeiros treinos do ano, o local escolhido para a concentração foi o estacionamento de um supermercado. Facilitando a tarefa da arrecadação e compra dos comes e bebes pós-treino. Às sete e meia já estávamos lá. Aos poucos, a galera foi chegando, chegando... Pouco depois das oito largamos, após uma breve palestra da Paula sobre as duas opções de percursos, a Volta da Mata original, com 14 km; e o caminho completo, com dezenove. Eu estava convencido a fazer o primeiro. Mas não muito.

Só começando
A turma foi logo se dispersando. Edson não quis nem saber, foi se juntar à tropa de elite. Aldo, meio resfriado, até começou conosco, mas disparou na primeira subida. Ficamos lá atrás eu, Tonico e Sílvio (encerrando suas férias e fazendo o último treino da temporada com a gente; até a volta, companheiro!), com eventuais participações do anfitrião Raphael e do montanhista taubateano Giba. O cenário urbano e o asfalto logo dariam adeus. Poucos passos além, já estávamos levantando poeira por aí. Belíssimas e bucólicas paisagens nos aguardavam.

Caminho da roça
Não tive muito tempo para pensar. Com apenas cinco quilômetros de treino, já veio o viaduto da Rodovia Carvalho Pinto e a diáspora. Se eu fosse mesmo pelo caminho mais curto, deveria pegar a direita e me separar dos companheiros, na pegada e no pique para a distância total. Temendo estar forçando a barra e colocando em risco minha participação nos 50 km, a menos de uma semana deles, quase fui. Mas acabei optando pelo lado esquerdo. Decidido, contudo, a fazer um treino em ritmo quelônio, poupando ao máximo os meus já escassos recursos.

Tartaruga assumida
E essa economia acabaria significando até correr sozinho. Lá pelo km 8 ou 9, numa subida um pouco mais forte, apelei para a caminhada e vi os amigos sumirem no horizonte. Reduzi ainda mais a batida, que já era leve. Faria uma segunda metade de percurso aliviando nas rampas acima e tirando o atraso nas abaixo e (poucos) trechos planos. Ao chegar ao famoso Bar do Jonas, ponto estratégico onde já havíamos feito escala na nossa única passagem por ali, no treino promovido pelo Moacir em 2010, aproveitei para recarregar a garrafinha d'água e dar uma espiada em como estava o GP do Bahrain de F1.

Parada nos boxes
Dali em diante, alternando trechos em terra, asfalto e tentativas disso, foi paulada atrás de paulada. Chegou a lembrar até os 31 km do Desafio Ecológico de Pinda, literalmente com uma serra no meio do caminho. Mas enfrentei com tranquilidade, sem nenhuma pretensão de heroísmo. Correndo onde dava, andando onde precisava. Não sou leão de treino. Preciso mostrar as garras é no próximo sábado, quando a encrenca é das boas... E valendo distintivo novo!

Tudo na sua hora certa
Fazendo quilômetros perto dos 5'30''/km, como o dezessete, mas também outros perto dos 8 x 1, como o dezoito, segui curtindo o passeio e os lindos cenários, de quebra-cabeças de três mil peças. Até lamentei quando avistei de novo a Dutra, sabendo que a brincadeira estava para acabar. Galguei a última ladeira e, ouvindo o décimo nono e derradeiro bipe do relógio, segundos antes das duas horas, encerrei minha participação e já fui direto para o carro, estacionado atrás do super, para trocar de farda.

A volta dos 100 Juízo
Alguns dos que correram forte e/ou fizeram a distância menor já haviam até ido embora, outros tinham compromissos e não puderam ficar. Mas fizemos nossa vaquinha do mesmo jeito. O lanche, no posto de combustível abandonado logo ali, foi bem caprichado. Teve sanduíche, suco, banana e até goiaba (quase verde assim eu não gosto, mas levei uma para a patroa).




Cheguei inteiro, apesar da extravagância. E já fui logo pedindo dispensa para o Aldo do treino nominal previsto para a segunda-feira e transferido para maio. Pretendo fechar a última semana da preparação com meia horinha de esteira, uma sessão leve de musculação e um único treino um pouco mais decente, na quarta-feira à noite, para zerar o estoque de glicogênio e começar em seguida o carboloading. Tudo levado na ponta dos dedos. Se vou me dar bem ou não na pista no sábado que vem, é outra história. Mas que vou tentar fazer tudo certinho para isso, podem ter certeza de que vou.

Link no Garmin Connect:
http://connect.garmin.com/activity/301046892

Resumo do treino:



4 comentários:

  1. Oi, Fábio.
    Belo treino. Gostei do "caminho da roça", parece um lugar incrível pra correr.
    abraços e bons km's!!
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é incrível mesmo, Helena... Só não é tão plano quanto a imagem faz parecer. Muitas e muitas subidas e descidas.

      Obrigado pela visita e mensagem. Abraço, boa semana e bons treinos!

      Excluir
  2. Simpatia atraí simpatia e muito mais. Um dia preciso treinar com vocês, mas precisa ser mais light. E que delícia correr na roça, hein? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está convidadíssimo, Gilson! Apareça para um dos "eventos oficiais", o longão Taubaté -> Aparecida, o Ataque ao Cume (Pico do Itapeva ou Pedra do Baú) ou a Volta ao Banhado. Light, eles não são, pelo contrário. Mas a gente também não é... ;-)

      Abração!

      Excluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.