Escondidinhos ali, entre o final do Bosque do Eucaliptos e o
buracão até a Rodovia dos Tamoios, estão os bairros Jardim Estoril e Jardim Portugal. Não me pergunte onde termina um e começa outro, acho que nem quem mora lá sabe direito. São umas poucas ruas em cada um. Quando eu era moleque, era por ali que ficava a célebre pista de motocross, perdida no meio do nada. A vizinhança cresceu bastante nas últimas décadas.
|
Das colinas tão distantes... |
Apesar de bem próximos, não costumo usá-los como percurso habitual de treinos. No máximo, passar ao longo de sua via principal, paralela à Avenida Cidade Jardim, fugindo do trânsito carregado desta. Mas, na noite desta terça-feira, a escolha seria proposital. Dar uma voltinha pelos bairros
luso-joseenses seria uma maneira de festejar o recebimento de uma notícia simplesmente fantástica. Se pudesse, ouviria também um bom fado, abriria um vinho do Porto, saborearia uns pastéis de Belém e um delicioso bacalhau... Opa! De bacalhau eu não gosto. Podem ser só as batatas?
|
Adoro o quitute, ó pá! |
A boa nova realmente faria jus à tamanha comemoração. Nada menos que um "convite-patrocínio" para correr, em outubro próximo, a nova Maratona de Lisboa. Nunca escondi de ninguém que tinha o sonho de fazer uma prova internacional. Cogitei até participar de maratonas mais próximas, como as de Assunção ou Buenos Aires, mas nunca deu
"$erto". Sempre houve outras prioridades que impediram. Enquanto não chega a confirmação da Virada Esportiva como projeto maior da temporada, a motivação para treinar pelo resto do ano está garantida, com a perspectiva de um recorde pessoal nos 42,195 km em terras portuguesas.
|
Um sonho além-mar |
Enquanto outubro não chega, o negócio é seguir treinando firme. Como sempre. Animado, saí aquecendo, primeiro pela avenida, depois na pista da Quinta das Flores. Dois quilômetros depois, chegava ao Estoril local. Dei uma passeada primeiro pela sua bonita pracinha, a Rubens Castilho, tão pouco usada por corredores e caminhantes (e bem mais por casais de namorados e alunos gazeteiros), mas uma boa pedida para treinos fechados. Sua pista de concreto, com 530 metros de extensão e uma leve inclinação, é uma bela substituta para a oficial de quatrocentos.
|
Joia desperdiçada |
A partir dali, fui seguindo sempre pela beira do
penhasco, contornando o mapa do bairro. De dia, com um lindo visual. Em algumas esquinas, era brecado pela placa amarela de "rua sem saída". Até achar, lá pelo quinto quilômetro, uma que não tinha. Nem saída, nem placa. Achei que era hora de retornar. O treino era
vapt-vupt, não valia chegar aos dois dígitos. A carcaça ainda estava judiada dos 35k de domingo.
|
Faltou uma |
Cortei por dentro de outra praça das redondezas, a José Carlos Bastos, onde fiz um único treino exclusivo, de tiros curtos, não me lembro exatamente em que planilha anual. Depois de tantos ziguezagues, era hora de correr em linha reta. Estava de volta à Cidade Jardim e por ela pretendia voltar direto até o ponto de partida. Mas resolvi fazer mais uma peraltice, atravessando a Praça das Bandeiras e seguindo pelo gramado ao longo da ciclovia do canteiro central da Andrômeda. Variar é bom.
|
Pelo meio, só quando não vem bicicleta |
Aos oito quilômetros, parando para um golinho d'água na Área Verde depois de um
tirinho (fake) de mil metros em 4'51'', até poderia zerar o relógio. Mas não estava nem um pouco a fim de caminhar mais um quilômetro até chegar em casa. Preferi então, no trote bem leve, arredondar a sessão para nove quilômetros em pouco mais de cinquenta minutos. A ocasião merecia. Quarta tem mais, em Jacareí, com a
turminha do barulho.
Link no Garmin Connect:
http://connect.garmin.com/activity/295831193
Resumo do treino:
|
Errado de novo, G.C., pace de 5'35'' |
Muito legal estrear numa maratona internacional e de qualidade. Abçs e sucesso. Estou na torcida!! Vai Namiuti-san ! :)
ResponderExcluirValeu, grande MENTOR Vicent! Se eu não aprontar alguma antes, deve ser minha 10ª maratona. E vou com tudo pro sub-4h (o que, pra mim, seria um grande resultado).
ExcluirAbração, valeu pela visita, mensagem e apoio!
Desde já dou as boas vindas a tão ilustre atleta ! :)
ResponderExcluirEssa maratona promete ser fantastica ! :) , pelo que já li vai ser uma fusão de outras corridas que por aqui se faziam !! vais correr pela marginal de Cascais , Belem , parque das nações , zonas lindas quase sempre com o mar e o rio Tejo por companhia !! ;) ...se o percurso for esse que ouvi , vais adorar e a prova vai ser fantastica !! parabens !!
eu tenho a minha primeira maratona marcada para Novembro na cidade do Porto , tambem espectacular !! ;)
continuação de bons treinos Fabio
abraço de Portugal
Artur B.
E eu agradeço desde já pelas boas vindas, Artur.
ExcluirEstou empolgadíssimo, não só pela oportunidade de conhecer Portugal, mas também com a perspectiva de fazer uma excelente maratona em um percurso certamente belíssimo.
Sucesso em sua preparação para a Maratona do Porto!
Forte abraço e bons treinos.
Que legal Fabio! Você é um cara que merece mesmo! Sucesso no Velho Mundo, e estaremos aqui na torcida por você!
ResponderExcluirObrigado, parceiro! Torcida é bom, mas quero mesmo é companhia nos treinos, hehehe... Melhora logo aí!
ExcluirAbração!
Omedetou Fábio-san, resultado de muita dedicação, Boa Sorte!, gosto muito de suas dicas.
ResponderExcluirSandra Dalberti
Obrigado, Sandra! Sorte ajuda (tipo um dia nublado, como o da última Maratona do Rio). O resto, deixa com a gente!
ExcluirAbraços!
Fááábbiiiiooo...que LEGAL CARA!!!!! Pôxa, Parabéns!!!! Você Merece! Que coisa Boa ler isso agora. Vai lá e arrasa!!
ResponderExcluirLegal mesmo, né, Vanda? Você sabe que eu corro contente em qualquer lugar... Mas um passeio desses, de vez em quando, também vai muito bem. Agora é treinar, treinar... E treinar!
ExcluirQue legal xará, tanto a maratona em outubro, quanto seus treinos que acabei de me atualizar por este blog. Além dos relatos sempre bem escritos.
ResponderExcluirEste sonho de correr "fora" também me acompanha, mas eu irei também. Por enquanto ainda não dá.
Grande abraço e sucesso nas empreitadas
Fabio (corredor de 5km)
Bom demais te receber por aqui, xará, precisamos marcar algo pra colocar o papo em dia!
Excluir5 ou 50 km, o importante é ser sempre corredor.
Abração!
Parabéns! E aqui acompanhando seu diário de bordo. Azeitar a máquina agora é providencial.
ResponderExcluirCom azeite extravirgem... E português, Tadeu!
ExcluirParabéns, meu amigo!!
ResponderExcluirVocê é disciplinado e com este estímulo de correr nas terras de Camões, com certeza é recorde pessoal na distância.
Bons treinos!!
Obrigado, Jorge! Que tal mudar os planos e ir estrear lá ao invés de Bs As? Pensa aí...
ExcluirAbraço!
Que ótima notícia!
ResponderExcluirParabéns e bons treinos!
Essa prova em Portugal deve ser bem legal!
Vai treinando o "português" para não fazer feio por lá. Principalmente na hora de pegar a bicha pro cacetinho.
Abraço
Colucci
@antoniocolucci
Vou assistir bastante SIC e RTP pra ir treinando o sotaque e fugir das gafes, Colucci.
ExcluirEssa da bicha do cacetinho eu não "ouvia" desde o século XX, hehehe...
Abraço!
Você merece Fabio! E como!
ResponderExcluirSerá inesquecível!!!
Que lindo isso!
Abraço!
Duro vai ser fazer a contagem regressiva, Gilson... ;-)
ExcluirCertamente vai ser uma grande experiência e marco na "carreira".
Abração!
Parabéns, Fábio !!!! Deve ser muito legal correr uma Maratona !! Uma internacional ainda !!! Nem se fala !!! Sucesso !! Sempre !!! Abçs, GIBA.
ResponderExcluirValeu, Giba! Correr 42 km é sempre fantástico. Agora é treinar bastante pra fazer bonito, condizendo com o cenário.
ExcluirAbraços!
Olá Fábio!! Tb sou corredora apaixonada como você e adoro o seu blog. Parabéns!! Sua história é linda. Eu tenho uma página de corridas no facebook... APAIXONADOS por CORRIDAS, se quiser dá uma passadinha por lá, está feito o convite. Mais uma vez, Parabéns!! Ahh... roubei o seu texto, Sou Corredor. Está lá na página, com os devidos créditos, é claro!!!
ResponderExcluirRoberta Andrade.
Oi, Roberta! Obrigado pela visita ao blog e pelas palavras. Já passei para conhecer e curtir a página APAIXONADOS por CORRIDAS (e quem não é?), muito legal. Obrigado por compartilhar o meu texto, fique à vontade para fazê-lo sempre que quiser.
ExcluirAbraços e boas corridas!
;)
Excluir