terça-feira, 30 de abril de 2013

Descansar quanto?

Depois da alegria da conquista (não viu? Leia AQUI) e da merecida comemoração por ela, vem a ressaca... Batem o cansaço e as dores musculares, a imunidade baixa, aparece aquela gripezinha...

Atchim!
Tenho invejinha branca de caras doidos como o Marco, que correu os 100 km sábado na pista e disse que ia fazer a Meia Maratona de Santo André como "regenerativo" no domingo... Ou do Jorge Cerqueira, que corre uma prova, de qualquer distância que for (e em ritmo fortíssimo), e ainda faz um treino longo logo em seguida. Sou cascudo. Mas não cheguei a esse nível ainda. E acho que nem vou chegar...

Casca grossa sim, mas peraê...
Há também o extremo oposto. É difícil, quase impossível, que alguém faça isso na prática, mas eu me lembro de ter lido até ser recomendado um dia de descanso para cada quilômetro rodado em uma competição. Caras, se eu ficar cinquenta e poucos dias parado, engordo uns trocentos quilos e viro ex-corredor...

Eu acho que foram umas seis Madonnas...
Nem tanto uma coisa, nem tanto outra, tento equilibrar os pratos dessa balança com bom senso. Para mim, a hora de voltar aos treinos é a hora certa. É quando a musculatura já se recuperou das dores e a vontade de correr voltou. Não aquela vontade quase patológica que vejo alguns demonstrarem nas redes sociais, fazendo birrinha ou postando imagens depressivas quando tiram um dia de folga. Mas quando o corpo volta a pedir, com naturalidade, o retorno à rotina e à atividade. A individualidade é fator decisivo, isso pode acontecer em um dia ou em vários, dependendo de quem você seja ou do momento que esteja vivendo. Mais que um número mágico, creio que valha o feeling.

"Quando eu não corro, eu fico assim, ó..."
Tenho mil projetos esportivos (sem isso, fica difícil voltar). E falarei mais sobre eles nos próximos dias. O blog continuará no ar, para alegria de uns e tristeza de outros (sorry!), tratando sobre a minha preparação e treinos para as próximas provas-alvo. Mas, antes de mais nada, preciso recuperar totalmente a minha carcaça velha e curar esse resfriado chato que apareceu desde domingo. Não vou treinar com os amigos no feriado do trabalhador de amanhã, como planejava. Se der tudo certo, volto à academia na quinta-feira à noite, para uma série de exercícios somente de musculatura superior (batendo apenas da linha da cintura para cima). E darei corridinhas leves, sem distância predefinida, na sexta e no domingo. Descanso merecido.

Todo mundo precisa apertar de vez em quando

6 comentários:

  1. Gostei muito daqui!Serei visita constante!bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Fernanda! Será sempre muito bem-vinda aqui no meu quadrinho de rabiscos.

      Bjs!

      Excluir
  2. Grande ultra Fabio ., parabéns meu velho ., que vc continue sempre galgando desafios e vencendo com exito que é uma de suas caracteristicas .

    valeu bons treinos

    Romildo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras, meu amigo Romildo! Que possamos sempre enfrentar novos desafios, vencer a maioria deles e aprender muito com todos.

      Grande abraço, bons treinos pra você também. Apareça!

      Excluir
  3. Enquanto estiveres na pista, estaremos contigo por aqui Fabio. Essa semana de descanso é merecida e necessária. Aperte o botão com força e relaxe.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa semana está sendo boa até pra dar um tempo pra paciência dos leitores, hehehe... Hoje é o último dia sem correr, amanhã aperto outro botão famoso e volto a dar um trotinho. A recuperação foi mais rápida do que imaginei. Que bom!

      Abração e bons treinos.

      Excluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.