quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Treinos PL60 e PL61 - Dias de luta

Se você tem saúde, valorize-a, cuidando dela o melhor que puder. Não há nada mais importante que isso. Sua ausência, ainda que momentânea, afeta não só a você, mas a todos em sua volta.

O que de mais precioso há
Todos passam por isso, é o natural ciclo da vida. Primeiro, você é o cuidado; para mais tarde, ser o cuidador. Ou, pelo menos, um dos. 2013 tem sido um ano particularmente complicado neste aspecto. Andamos tomando uns sustos com os entes queridos. E, desde o início de maio, estávamos empenhados em conseguir, sem um plano de assistência médica que desse respaldo, uma cirurgia cardíaca para o pai da minha esposa. Neste meio tempo, algumas vezes fui acordado de madrugada para levá-lo às pressas para a ER.

Na boa? Não gosto nem na TV...
Não, não seria justo dizer que minha vida parou (a da minha esposa sim, teve de abandonar trabalho, inclusive; chegou a começar um curso, mas não teve tempo e nem cabeça para continuar) por causa do sogrão. Não vou, é claro, poder culpá-lo se terminar a prova em Lisboa acima das cinco horas ou se quebrar no meio do caminho. Tenho procurado tocar a vida e os treinos esportivos dentro de uma mínima normalidade; alguém precisa fazê-lo. Mas, se treinar para uma maratona quando está tudo certinho, como num comercial de margarina, já não é fácil, imaginem em meio ao caos.

Nem parece que tem gordura trans...
Destaco a garra e a vontade de lutar desta guerreira chamada Janete, com quem me casei há quatorze anos. Em um cenário de saúde pública que é uma verdadeira tragédia nacional, só mesmo sua persistência vem garantindo o êxito desta batalha. Quando se assistem entrevistas, no noticiário local, de gente que diz estar esperando há um ano ou mais por uma simples consulta ou exame, é que se compreende o valor do que ela conseguiu por seu pai em pouco mais de três meses. Sim, ele foi operado no começo desta semana, para a troca da válvula aórtica. A terceira vez que passa por isso desde o ano 2000. É um sobrevivente. Deixou a UTI nesta quarta-feira e se recupera bem no hospital, que virou nossa "segunda casa" de uns dias para cá. A luta é árdua, mas vale a pena. Graças ao Bom Cara, aos médicos competentes e à essa moça batalhadora que correu atrás disso tudo, as coisas estão se encaminhando.

explicado o porquê do sumiço dela nas corridas?
Pretendemos, se tudo der certo, celebrar o sucesso dessa empreitada "correndo" juntos no domingo, em Eugênio de Melo. Fiz a inscrição dela para os 5 km. Ela não está treinando e seria irresponsável de minha parte querer que saísse feito doida atrás da multidão. Vamos caminhar juntos no percurso, dar um trotezinho só para brincar. Ser os últimos colocados, chegar depois até da maior parte da turma que vai correr os 10 km. E daí? Não é uma corrida, mas uma simbologia. Reforçar ainda mais a nossa união. Juntos, somos fortes e temos enfrentado e vencido todo tipo de problema. Homenageá-la e agradecer por ser a pessoa que é.

Mais duros na queda que o velho jequitibá
Treinos durante a semana, suposto assunto desta postagem? Fiz dois, por enquanto. Segunda, dia da cirurgia, não deu. Fui para a academia na terça e corri vinte minutinhos (ou 3,7 km) como parte do treinamento em circuito. E ontem à noite reunimos a galera no Centro da Juventude, sob uma belíssima lua cheia, para um rolezinho pela zona sul, 12,3 km e duas subidas porretas. Valeu, rapaziada, pela companhia.




Fácil não está sendo, nem nunca é. Mas Lisboa há de ser para brindar à sua saúde e à sua alegria de viver, seu Caciano. Você vai brincar muito ainda com esses seus netinhos.


10 comentários:

  1. Fabião, forças ai para o seu sogro, e para batalhadora Janete. E que domingo vocês curtam bastante essa experiência, tenho certeza que vai ser bem legal!
    Abraço amigo e foi um tremendo prazer treinar com a turma, sob a luz da lua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Sílvio! Vai ser muito legal. Só espero chegar antes do churrasco, hehehe...

      Vê se aparece mais nos treinos, sentimos a sua falta!

      Abração

      Excluir
  2. GRANDE AMIGO PARCEIRO FABIO NAMIUTI, PODE TER CERTEZA QUE TUDO VAI DAR CERTO, SEU SOGRO É UM GUERREIRO, E VC É UM ILUMINADO JUNTO COM SUA ESPOSA JANETE SE DEUS QUISER TUDO VAI TÁ TRANQUILO NOVAMENTE, CONTE COMIGO SEMPRE NOBRE AMIGO !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas palavras e pelo apoio de sempre, amigo Ricardo.

      Grande abraço e até domingo.

      Excluir
  3. Parabéns a sua esposa pela força e a Vc por apoiá-la.

    Como Vc já sabe, perdi meu pai esse ano. Foi uma época muito pesada. Não apenas devido a doença em si. No próprio trabalho, parece que havia uma torcida para o meu fracasso. Casamento quase foi p espaço. Mãe quase foi junto. E eu, com essa "pequena" pedra para carregar, fui diagnosticado com quadro de depressão grave. No próprio tratamento no sistema ÚNICO de saúde, tive que travar uma pequena briga judicial, para que meu pai fosse tratado com dignidade. É aquele período em que meu blog ficou fora do ar. Com o tempo fui colocando as coisas no lugar. Fui conseguindo fazer as pazes comigo mesmo e consequentemente me aproximar de quem (eu) havia afastado de mim.
    Hj, mesmo meu pai não estando presente, sei que dei até a última gota para cuidar do mesmo. E saber que ele foi bem cuidado me conforta muito hj em dia.


    Força ao seu Caciano!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida é dura, amigo. Ainda bem que a gente não é mole. Tudo é aprendizado, às vezes BEM doloroso, mas ensina a lutar e ser forte.

      Parabéns pelo exemplo e obrigado pela força.

      Excluir
  4. Parabéns pelo esforço e que Deus esteja com vocês nessa luta, Fabio. Somos parecidos em muita coisa - desde o ano passado venho enfrentando problemas parecidos - inclusive amanhã estarei novamente no hospital...

    Mande lembranças para a Janete e toda a vibração positiva possível.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relutei muito para falar sobre isso, mas acho que fiz bem, Gilson. As palavras de apoio que recebi tiveram grande importância. Obrigado por fazer parte disso. Força aí na sua luta também.

      Abraço!

      Excluir
  5. Oi Fábio.
    Deus abençoe seu sogrão. E parabéns pela esposa.
    Vocês são herois. Bom final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Luizz. Obrigado pelas palavras de apoio. Abraço e bom final de semana pra você também.

      Excluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.