quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Treino PL53 - Eu quero Melão!

No café da manhã, Dom Lázaro, eu não prefiro nem mamão e nem melão (no máximo banana com aveia e iogurte). Mas, no dia 25 próximo, tem a corrida de aniversário de Eugênio de Melo, nosso distrito leste, carinhosamente apelidado no aumentativo do sobrenome. E aí, lógico, a gente vai treinar antes no percurso, como todo ano.

É mesmo, Lima?
Quase que eu não chego a tempo. Minha esposa começaria nesta mesma quarta-feira um curso noturno, o que deve, aliás, dar uma chacoalhada na minha reta final de preparação para Lisboa. Treinar de manhã durante a semana não é a minha praia, mas, vai que dá certo...

Na hora prevista para o início da concentração, sete da noite, eu ainda estava preso no trânsito dos arredores da Vila Ema. Só chegaria à outra ponta da cidade perto das 19h30, com a turma já quase largando. Ainda bem que me esperaram! E aos outros atrasadinhos também...

É longe... Mas vai gente à beça!
Iniciativa desta vez do nosso glorioso Diretor Edward, o simulado serviria para apresentar o novo trajeto versão 2013 da prova aos malucos do asfalto e amigos, mas não só isso. Visaria aferir a distância e testar seus pontos fortes e fracos, qualidades e defeitos. Verificar na prática o que acham os maiores interessados nele: os corredores. É uma tradição, da qual me orgulho de fazer parte há tempos.

Simular é com a gente mesmo
Saindo, como no ano anterior, do centro esportivo, o percurso iniciou pela longa reta (660 metros) e suave aclive em direção à entrada do bairro pela Via Dutra. Grupo todo coeso, nem parecia que havia ali gente com ritmos tão distintos. Guinada à esquerda e em descida, mas nada do costumeiro passeio pela marginal da rodovia, que usamos em provas e treinos anteriores. Retornamos pela paralela Rua 21 de abril para um estirão ainda maior, de mais de um quilômetro, até a Estrada Velha Rio-SP, sentido Caçapava, a caminho do velho (bota velho nisso!) jequitibá.

Esse conheceu Cabral. A árvore também... ;-)
Ao longo da pista e ciclovia, eu iniciei correndo lá atrás, com a turma do fundão. Mas, depois de dois dias de descanso (só musculação na terça), estava me sentindo solto e com bom rendimento na corrida. Acelerei e fui então me juntar ao segundo pelotão, que tinha craques como o Manoel (claro, correndo bem mais devagar), o Zebra (bem-vindo de volta aos treinos, capita!), o Elias, o Helber e a Camila. Parciais na casa dos 5'10'' a 5'20'', pouco comuns nas minhas rodagens de meio de semana, se sucederiam. Bom deixar de ser lesma, de vez em quando.

Elas também vão pra pista
Ao final da maior reta (1760 metros) da noite, com descidas e subidas de grau de dificuldade médio, vinha um giro pelo bairro Residencial Righi onde realizamos, no início de 2012, uma das primeiras corridas oficiais da Equipe 100 Juízo. Pequena, simples, modesta, mas muito agradável. E marcando a minha estreia como "locutor" (te cuida, Maquininha!) da cerimônia de premiação. Como dizem por aí, o pato anda mal, voa mal e nada mal... Mas anda, voa e nada! O importante é isso...

O mestre de cerimônias
Com alguma dificuldade, mantive presença ao lado das feras, sustentando a boa toada do começo do treino. De volta aos retões da ida, na Estrada Velha e R. 21 de abril, o grupo se espalhou um pouco e eu formaria um dueto com o Capitão. Sofrida a subidinha do córrego até a UPA, mas encarei com valentia. Não via a hora de dobrar à direita e voltar à avenida inicial, mas isso só iria acontecer na última esquina antes da Dutra, depois do semáforo e da ruazinha por onde havíamos vindo. Bom trecho para um sprint final na Ambrósio Molina. E o melhor pace da noite nos 850 metros finais, não deu medida exata. Um pouquinho mais e ficaria abaixo dos 5'/km. No dia da prova, certamente vai ficar (tomara!). E está decidido: vou para os 10 km, minha primeira prova do ano nessa distância, não faço uma desde o Circuito das Estações em dezembro. Chega de ficar no bloco dos caçulinhas! Pelo menos dessa vez...

5 km é corrida kids... Dessa vez, eu vou na "adulta"
E não era apenas dia de simular, mas também de celebrar, com bolo e tudo. Os aniversários, nos dias 8 e 10 deste mês, dos nossos queridos Braz e Marlene Andrade. Casal nota 1.000.000.000. Sempre presentes, parte fundamental dos alicerces do nosso grupo. Parabéns a ambos. E muito obrigado por tudo!

A 100 Juízo é melhor porque tem vocês
Esta semana não tem longuinho comunitário. Se eu conseguir madrugar, faço os meus 25 km na manhã de sexta-feira, deixando o final de semana para minha primeira participação na Corrida do Centro Histórico em SP (voltando rapidinho para o almoço do Dia dos Pais!). A gente se vira como pode...

Pode mudar um pouquinho, por conta do pessoal do trânsito. Mas vai ser mais ou menos isso aí
Link no Garmin Connect:
http://connect.garmin.com/activity/355221287

Resumo do treino:




6 comentários:

  1. Respostas
    1. Valeu, meu amigo. Nos vemos domingo no Centro Histórico.

      Excluir
  2. Eu fico encantado com seus treinos Fábio e com a galera que vai no embalo.
    Muito maneiro.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Galera realmente animada e que dá ainda mais embalo a esses treinos, Luiz. Correr é bom. Com os amigos, muito melhor.

      Abraços!

      Excluir
  3. Obrigado! Estava aqui, olhando as matérias e ano que vem estarei nessa corrida de Taubaté até Aparecida, e dia 25 estarei em Eugenio de Melo se conseguir fazer a inscrição, so um novato nas corridas( 7 ou 8 corridas curtinhas)mas um apaixonado por correr...E obrigado pela inspiração. Um forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pela visita e mensagem, Luiz. Vá se preparando aí para Aparecida 2014. E apareça na tenda da 100 Juízo na corrida de Eugênio de Melo. Abraços!

      Excluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.