quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Treino PL65 - Terça insana

E a bipolaridade do cara do tempo continua à toda... Ou faz calor demais, como no domingo, que pareceu de verão. Ou vem outra frente fria da Argentina (mandem alfajores no lugar!) e gela tudo. Meio-termo, que é bom, quase nunca...

Ah... Seja sim!
Terça-feira, pelo menos para mim, não é dia de correr. Quando muito, um trotezinho de aquecimento na esteira antes da série de resistência na musculação. Nesses "dias de folga", preparo meu corpo para correr melhor e prevenir lesões. Já são quase oito anos assim, nesta rotina. E vem dando muito certo... Melhor continuar nela!

Há dias e dias
Mas radicalismo nunca. Pintou, em mais uma daquelas promoções no Facebook, uma oportunidade ímpar: ganhei, em sorteio, um free pass para três dias na moderníssima Academia K2, localizada na expansão do Vale Sul Shopping. Com o prazo para utilização se iniciando na quarta-feira, achei por bem antecipar o coletivo da semana em um dia. Fiquei, confesso, meio constrangido em pedir; não gosto de interferir nos planos alheios. Mas essa galera é mesmo fantástica. Alguns não podiam, tinham realmente outros compromissos para a noite. Mas boa parte atendeu ao meu chamado, sem querer saber qual era o dia da semana. A alegria de estarmos juntos era a mesma, folhinha à parte.

Qualquer que seja o dia
A mudança de data teria pelo menos um efeito colateral benéfico. A volta ao nosso convívio do bom companheiro Aldo, desaparecido dos treinos noturnos há quase dois meses. Por todo o percurso, aproveitaríamos para colocar o papo em dia. Histórias divertidíssimas dos seus perrengues nas férias em Maceió. A gente só não sabia se corria ou só ria...

kkkkkkkkkkkk...
Deixei o percurso a encargo do primeiro a responder aos classificados. Helber, maluco do asfalto recente, mas muito atuante, montou o roteiro mais uma vez partindo do SESI, mas invertendo o sentido em relação ao treino anterior, no final de julho. Quando fui colocar no MapMyRun o esquema de avenidas e ruas que ele bolou, a surpresa. O mapinha ficou com a maior cara de arma de fogo. Lembrou os velhos tempos de soldado. Ainda bem que nunca precisamos usar aquilo, vai saber se funcionava!

O treino da garrucha
Além de bélico, o caminho escolhido pelo companheiro de equipe também tinha lá as suas dificuldades. Começava em descida, e embalados seguimos da Cidade Jardim até a Salinas. Mas a volta, pela Ouro Fino, era um belo de um paredão. Descia e subia de novo, no prolongamento da mesma avenida até o encontro do Bosque com o Satélite. Baixava a altimetria novamente, na Iguape e se mantinha brevemente plana na Perseu. Para voltar a aumentar na Cassiopéia, seguir pela curva da Andrômeda até a Porto Novo, ladeira abaixo. E recuperar todo o desnível na longa e interminável rampa da Cidade Jardim. Íngreme no começo, mais suave depois de passar aqui perto de casa. Qualquer semelhança com um eletrocardiograma NÃO é mera coincidência.

Mais picos que vales
Com o adiamento do treino da última sexta para sábado e a antecipação da quarta para a terça, acabei fazendo algo não muito recomendável: correr por quatro dias seguidos. Em minha defesa, alego que:
  • o treino de sábado, apesar de longo (26 km), foi em ritmo mais fraco que de costume;
  • o de domingo foi caminhada, na escolta à minha esposa em sua estreia nas corridas de rua;
  • o de segunda foi um regenerativo de quarenta minutinhos e;
  • cansado de tanta lenga-lenga, só no de terça resolvi correr MESMO... ;-)
Ou seja, a filosofia é: se for exagerar, exagere com moderação.


Quinta tem um test-drive da esteira futurista da academia. E domingo, outro longão-ão-ão... Diversão não falta nunca!

Link no Garmin Connect:
http://connect.garmin.com/activity/366370011

Resumo do treino:

6 comentários:

  1. Fabio na verdade quando pediu para adiantar o treino de quarta para terça, não imaginava que ia aparecer tantos malucos !! eu também agradeço a todos que atendeu aõ seu pedido e compareceu..(tamujunto) mais prometo montar um outro percurso diferente. mais já estou pensando?? Não vai ser novidade pra vcs que já correu sjcampos inteiro!? confesso Fábio Namiuti que vc anda me surpreendendo ,(tipo) de repente monta ai o percurso. eu muito novato, a coitado do Helber para montar um percurso chick... Mais eu ainda vou melhorar, (eu acho?) Sempre gostei te tentar antes de dizer, eu não consigo, não sei. Então vamos tentar, vamos melhorar, Obrigado Fábio por me dar essa oportunidade. (tamujuntosempre)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia do "rodízio de projetistas" dos percursos, mais do que apenas variar os locais e caminhos dos nossos treinos, caro amigo Helber, serve para que cada um dos companheiros de equipe se sinta ainda mais atuante dentro do grupo, parte realmente integrante dessa verdadeira família que tivemos a felicidade de conseguir reunir. Achei muito bacanas os que você bolou, mesmo que sejam cenários comuns dos meus treinos, afinal, moro aqui na região sul também. E se quiser dar uma de louco e inventar em outras partes da cidade, fique à vontade. Importante mesmo é reunir essa galera fora de série para fazer o que a gente gosta: CORRER.

      Abração e até os próximos treinos e corridas!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Falou tudo Fabio. Ate os Treinos e corridas!

    ResponderExcluir
  4. Falou tudo Fabio. Ate os Treinos e corridas!

    ResponderExcluir
  5. Falou tudo Fabio. Ate os Treinos e corridas!

    ResponderExcluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.