terça-feira, 27 de agosto de 2013

Treino PL64 - É Fantástico! #SQN

Quando fiz os treinos usando um dos muitos aplicativos para celular Android voltados para corrida, o RunKeeper (não viu? Clique AQUI e AQUI), a galera do bem, sempre atenta, deu a dica: "testa aí também os outros apps!". Eu, que me interesso por (quase) tudo que envolve o meu esporte e adoro uma novidade, resolvi aceitar a sugestão. Estou colocando na fila os outros programinhas e, nos regenerativos de segunda-feira à noite, pretendo brincar com eles e postar aqui as análises. Bora encher a memória do aparelhinho!

Tá ficando parrudinho, hein?
Para o desta semana, a bola da vez seria o Runtastic. Falaram bem, não me lembro quem, dele. Disseram que era bem mais preciso que o seu adversário já analisado anteriormente, e coisa e tal. Saí para o trotezinho, portanto, com boas expectativas. Mas, é claro, com o relógio-frequencímetro-GPS no pulso, só para garantir (e ter com o que comparar). O lay-out na telinha, embora parecido, é um pouco mais retrô. E eu até que gostei dele. Sou um cara meio antiquado...

Só não estava em alemão...
Se não der uma vacilada, não sou eu. Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, ele pediu um cadastro. Tentei puxar os dados do Facebook automaticamente e não consegui, ficou só girando a rodinha... E nada! E para lembrar se já havia feito na web ou não? E da senha? Tudo isso, detalhe, parado em frente ao portão do meu prédio. A vizinhança que passou ficou só olhando a figura estranha e murmurando baixinho "será que é doido?".

Será?
Nada que não fosse resolvido em alguns minutinhos, porém. Acionado enfim o start, saí para a corridinha atravessando a Cidade Jardim e pegando a reta da Cassiopéia. Primeira decepção: a voz da guria que dá os avisos de distância, tempo, ritmo e/ou velocidade e outras informações correlatas é em inglês. Mais tarde veria nas configurações que só a versão pro permite mudar o idioma. E que português não está entre as opções de áudio, embora o programa em si esteja traduzido para a língua de Camões. Ponto para o lusófono RunKeeper.

Nóis dominate
E gostei menos ainda quando a chick mandou o "GPS signal lost". Já vi que coisa boa não sairia dali. No primeiro e segundo quilômetros, os avisos foram até simultâneos, ou quase isso, ao apito do Garmin Fenix. Mas, a partir do terceiro, depois de seguir pela Andrômeda rumo ao Bosque dos Eucaliptos e retornar pela Ouro Fino, ficaria evidente a interferência no desempenho do aplicativo. Até os mapinhas finais ficariam bem diferentes. 320 metros é uma variação muito grande em um treino tão curto como este.


Ô loco, meu...
Mais passagens por avenidas de região, Iguape, Perseu e Cassiopéia novamente. E final de atividade em torno da Praça Mário Cesare Porto. O Garmin registraria o giro. O Runtastic não. Ao invés de cumprir seu trabalho a contento, preferiu ficar fazendo propaganda sonora de sua versão paga (R$ 11,99 no Google Play), que parece ter vários recursos a mais em relação à gratuita. Nesta 0800, destaque positivo para a integração automática com as redes sociais. E negativo para o mapa exibido na tela após o treino, pequeno demais, exigindo zoom para uma visualização minimamente decente. Há que se experimentar a integração dele com o Google Earth em um treino futuro. Quem sabe aí me animo um pouco mais, porque a primeira experiência, a exemplo com o que acontecera com o RunKeeper, não foi das melhores.

Será que na versão lite é assim bonitinho?
Achei interessante, embora não tenha testado na prática, as múltiplas modalidades esportivas (tem até um tal de "disco voador"!) que o Runtastic permite configurar. Além da variedade de outros aplicativos desenvolvidos pelo mesmo fabricante: para pedal, flexões de braço, abdominais e até barra fixa (!). Quando for fazer meu teste para entrar para a polícia, baixarei todos... ;-)

Variedade não falta

No site, também em inglês (e aparentemente sem opções de mudança), o Runtastic tem o histórico de atividades, estatísticas e feitio de rede social, permitindo adicionar amigos e saber do que eles andam aprontando por aí. A montagem prévia de rotas, similar à de outros sites do gênero, como o MapMyRun.com, por exemplo, foi uma surpresa interessante.

Disso eu gostei
Com pontos fortes e fracos, como seus concorrentes, o Runtastic não foi lá muito bem no primeiro teste. Mas merecerá outras chances. Explorarei melhor os seus recursos e possibilidades e falarei mais sobre ele, assim como dos demais aplicativos running, por aqui, a seu devido tempo. Conto sempre com a sua visita e leitura, companheiro(a) de esporte.

8 comentários:

  1. Que coisa feia o mapa do Runtastic. Ele ficou com preguiça de fazer a volta e fez logo um ponto meio borrado na praça.
    Aí a gente olha para o do Garmin e vê porque o Garmin é o preferido (saudades do meu).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade o ponto meio borrado é o "stop", Enio. Ele ficou com tanta preguiça que perdeu de vez o sinal no entorno da praça.

      Excluir
  2. Caraca, app com preguiça na corrida.
    Imagina se fosse português. rrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí não pode, né, Luizz??? Se ainda fosse o corredor... ;-)

      Excluir
  3. Caramba Fabio que proesa amigo ., acabei de mostrar a Lidiane ., Eu venho chamando ela e nada ., mas depois que ela viu as fotos de sua esposa ela balançou ... vamos vê acho que vamos ter surpresa aqui em VR também ..
    Parabéns a vcs familia de corredores .
    Romildo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, amigo Romildo, tomara que a Lidiane realmente se inspire e se junte também ao nosso "clube".

      Abração!

      Excluir
  4. Parabéns pela iniciativa de testar esses apps, Fabio. Já testei o Runtastic e gostei que ele transmite o treino ao vivo para quem quiser acompanhar de casa. Mas simpatizei mesmo é com o Endomondo que na minha opinião tem uma interface mais dinâmica. Estou no aguardo do seu próximo teste, talvez o Endomondo. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Surgiu como uma brincadeira e continua sendo algo sem maiores pretensões, Eduardo. Mas tem sido interessante conhecer, testar e compartilhar minhas impressões sobre os aplicativos com os companheiros de esporte. O próximo deve ser o Sports Tracker, mas o Endomondo, que eu já usei bastante na web, também está na lista.

      Abraços!

      Excluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.