sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Treino PL66 - Acima, só o Everest

E tem gente que diz que promoção em rede social é tudo enganação... Bom para mim, que cheio de prêmio "fajuto" aqui em casa! Lógico que existem promoções e promoções e é preciso saber diferenciá-las. Participar daquelas em que o celular está sendo sorteado porque veio sem película protetora exterior é coisa de sério candidato ao Troféu Sorvete na Testa.

Sério que você cai nessa? ;-)



Mas existem, e felizmente são muitas, as promoções sérias. Eu, que passei boa parte da vida me lamentando por ser azarado, sem tentar a sorte em nada, venho recuperando o tempo perdido, participando de tudo quanto é sorteio (menos de chaveirinho e jogo de lençol!) e faturando alguns presentes. Já ganhei tênis, kit com mochila e outros badulaques, livros, suplementos, um cooler e até um videogame XBox 360 (que o meu guri adorou), entre outros itens bacanudos. E também coisas não palpáveis, mas igualmente interessantes, como inscrições de corridas (de monte!), ingressos para teatro, shows musicais e para o GP Brasil de Fórmula 1.

Mais um motivo para o vício
O presentão da vez seria de luxo: um free pass de três dias na Academia K@2, inaugurada no final do ano passado na expansão do Vale Sul Shopping, aqui mesmo no meu bairro, o Jardim Satélite. Não fica a dois passos do portão de casa, como o meu atual (e modesto) point de musculação. Mas não chega a ser longe, pouco mais de dois quilômetros daqui... E, nos recursos, quanta diferença!

Disneylândia de adulto
Se no dia em que fui obter informações sobre como usufruir do prêmio, já fiquei deslumbrado com as instalações, imaginem então ao colocar a mão na massa. Não nasci gostando de musculação, passei a adolescência toda (me virava bem!) sem me preocupar com definição muscular. Só depois dos sustos com a saúde e de me livrar da obesidade e do cigarro é que fui descobrir os seus benefícios, que vão muito além da vaidade e da estética. Não malho para ficar bonito ou "fortinho", embora me orgulhe do corpo que tenho aos quarenta e dois anos de idade, bem melhor que a da maior parte dos meus contemporâneos (e que o meu mesmo, há dez anos). Não treino só para me ajudar na corrida, muito embora seja diretamente beneficiado pelos ganhos de resistência, força e menor risco de lesões. Faço isso para cuidar de mim e da minha saúde, o que me faz um bem danado.

Eu cuido
Na quarta-feira, primeiro dia do test-drive, faria por lá a minha sessão de treino de resistência, com um maior número de repetições e uma carga mais baixa. Sem conhecer bem os moderníssimos aparelhos (embora tenha ficado agradavelmente surpreso com sua facilidade de uso, com instruções ilustradas afixadas em cada um deles), não arrisquei muito, reduzindo de trinta para vinte a quantidade de repetições de cada exercício, em três séries de cada. Quando tive dúvidas, fui prontamente atendido pelos solícitos professores. Tendo chegado às seis da tarde e começado o aquecimento com 45' de aula de rowing (remo seco), ficaria na academia até quase nove da noite... Sem a menor vontade de ir embora!

Não fugi da raia
Já a quinta-feira seria um dia de exercícios aeróbicos. Começaria por uma animada (e difícil!) aula de spinning. Pedalar, definitivamente, é algo que eu preciso retomar. Gosto demais e sei dos benefícios (boa parte do meu emagrecimento se deveu a horas suando na velha bicicleta ergométrica). Se, quando comprei a bike, anos atrás, não tive muita coragem de sair enfrentando sozinho o trânsito louco da cidade, hoje certamente teria a companhia de vários amigos corredores, que também se tornaram adeptos das duas rodas, e fazem passeios muito bacanas aqui pela região. Enquanto não junto din-din para comprar uma magrela que preste, que pelo menos volte a praticar na indoor. #Promessa

A poupança nunca dóóóóói... #SQN
Depois do pedal, viria a parte mais esperada. Correr na esteira é chato? Claro que é! Mas, dependendo da esteira, a chatice até diminui um pouco. Quando ela mais parece um fliperama, cheio de botões, cenários e apetrechos (até controle remoto da Net!), a gente se diverte e até esquece que está no brinquedo do hamster. Para ajudar ainda mais na distração, música (toca Raul) e um fartlek bem interessante, com variação de velocidade a cada três minutos. Alternando ritmos fracos (de 9 a 10 km/h) e mais fortes (de 12 a 15 km/h) e chamando a atenção dos vizinhos de aparelho, a maior parte fazendo caminhadas ou trotezinhos, completaria minha hora de treino com a razoável marca de 10,68 km rodados... Passou rapidinho!

Flight simulator
Não cheguei a experimentar as outras possibilidades do aparelho, como a variação de inclinação (farei isso hoje) e os treinos programáveis. Dá até para salvar o resumo do treino em um dispositivo USB. Corri para buscar o pendrive na mochila, mas não deu tempo de chegar. Foi o suficiente para ver, no entanto, a diferença que faz correr em uma esteira de qualidade. Faria, tranquilamente, muitos treinos ali, sem medo de tédio ou confinamento.

E nem é por isso, viu?
Finalizei a missão do dia com mais quinze minutos no simulador de caminhada, que parece molezinha, mas me fez suar em bicas; e alguns alongamentos. Termino hoje, sexta-feira, a minha degustação com mais uma sessão de musculação, agora com menos repetições e mais peso e passando por alguns dos aparelhos que não usei na primeira vez. Sem muitas perspectivas, por óbvias questões socioeconômicas, de dar continuidade aos treinos por lá, mas satisfeito pela grata oportunidade de conhecer a academia e seus recursos e por ter sido muito bem tratado enquanto lá estive. Quem sabe um dia eu volte para ficar.

Site da K@2:
http://www.academiak2.com.br

Gostei da montanha e, se puder, volto a escalá-la

8 comentários:

  1. Muito maneiro Fábio.
    Parabéns pela realização. Show de bola.
    Agora, essa última foto é da academia ou você flagrou essa? rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Adoro essa esteira. Faço meus treinos nela aqui em Sampa. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei tanto que fiz outro hoje, Gilson, aquele de "subidas ao redor do mundo".

      Abraço e bons treinos!

      Excluir
  3. Academia de 1º mundo heim parceiro....coitadinha da minha aqui em Manaus. Mas pelo menos não tem a distração que aparece na esteira..se tivesse ficaria difícil treinar...rsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou voltando para o mundo normal nesta semana, meu amigo... Equipamentos (e distrações) de outro padrão, hehehehe...

      Excluir
  4. Vc ficaria é um metido, isso sim, se frequentasse essa gym..rsrs... e parece que vi um gatinho, digo, o Dudu em uma das fotos? Vc percebeu ao fundo de cabelo tijelinha (um fofo)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca, Dani! A minha incorrigível humildade não deixaria, hehehe...

      Na foto da sala de remo, né? Lembra um pouco o estilo, mas o Dudu é mais polaco, puxou a família da mãe.

      Obrigado pela visita e mensagem!

      Excluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.