sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Treino PL49 - Circuito SESI Paralelo de Corridas de Rua

Depois da quebra da rotina na semana anterior, por conta do rescaldo do Treinão da Fé, voltamos ao nosso já mais que arraigado hábito. Quarta-feira, faça frio (que parece que está enfim diminuindo) ou calor (mas também não tenha pressa nenhuma de voltar, viu?), é dia de reunir os amigos e apesar das diferenças gritantes de velocidade, tirar o MDC

Falaê: dá até calafrio lembrar...
Se for para escolher, vou logo no de pizzas... Mas o rodízio de arquitetos de percursos também funciona bem. Permitir que cada integrante do nosso grupo possa ter a sua vez de montar um trajeto não só nos livra da mesmice de cenários e caminhos, como também faz com que todos possam se sentir realmente atuantes, parte ativa e fundamental dessa comunidade corredora. Esse é o jeito 100 Juízo de ser. Um por todos e todos por um.

Só que tem bem mais mosqueteiros
O roteirista da vez seria um amigo recente, mas que já mostrou a que veio. Helber apareceu para correr pela primeira vez conosco no dia da comemoração do aniversário do Cap. Zebra, gostou e foi ficando... Pintou em quase todos desde então e parece estar se sentindo em casa. Para ficar ainda mais, fiz o convite para que ele escolhesse o itinerário desta semana. Morador do bairro vizinho, o Bosque dos Eucaliptos, ele traçaria um mapa bem conhecido, centrado em algumas das principais avenidas da zona sul da cidade. Sem medir previamente, chutou que seria algo em torno de 12 km. Não falei nada, mas achei logo de cara que teríamos mais...

Parece até que você sempre foi 100 Juízo, cara...
Sem chuva e com temperaturas mais agradáveis que as da semana passada, a galera atenderia ao chamado do neomaluco do asfalto. Compareceu bastante gente. A fachada do centro de atividades do Serviço Social da Indústria ficou bonita, com toda essa turma animada e cheia de apetite por quilômetros.

Ô loco, até o Joãozinho?
Praticamente sem atraso, começamos descendo a Av. Cidade Jardim; e já encontramos de cara alguns colegas que faziam o caminho inverso. Na magnífica (lógico, em descida!) pista da Quinta das Flores, o grupo, apesar de bem heterogêneo, manteve mais ou menos a mesma velocidade, sem ninguém se destacar à frente ou ficar muito para trás. Ritmo daqueles bem gostosos, bons para um chat ao vivo... Assunto não falta!

Comadres
Depois de passar em frente de casa e quase interfonar para pedir para entrar, continuei pelo trecho em declive mais forte da avenida, por onde passamos recentemente na chuvosa Unimed Run. O pace disparou, foi para perto dos 5'/km. E a turma se espalhou bem no caminho até o shopping. Ao cruzar a pista e seguir pelo fluxo contrário ao do trânsito, encontrei meu parceiro da noite. O mesmo de vários outros treinos e corridas por aí, há muitos e muitos anos.


Desde quando ele ainda tinha cabelos (quase) pretos
Ao lado do professor Toninho, faria todo o restante do trajeto, passando pelo trechinho da marginal da Dutra e voltando pela movimentada Andrômeda. Descendo a Perseu até o João do Pulo, subindo novamente e seguindo por ela até onde o Satélite vira Bosque e a avenida muda de nome para Salinas. Os outros habituais companheiros estavam mais ariscos nesta noite. Tonico, por exemplo, na companhia luxuosa do João Carlos, ligou o turbo e foi embora. Chegaria quatro minutos na nossa frente.

Eu falo que esse é O CARA e ninguém acredita...
Sem pressa, curtindo o passeio, seguimos até o final da grande reta e retornamos à avenida de origem. Com mais uma subida das boas, não muito íngreme, mas bem longa, para regressarmos ao ponto de partida. Helber registraria em vídeo a nossa chegada em frente ao SESI. Mais uma missão cumprida. Confirmando a impressão inicial, "juros" de quase 15% em relação à distância estimada pelo organizador. 13,6 km ao invés dos doze. Para quem gosta, prato cheio...


Só alegria... Quando essa galera se reúne, mesmo que não tenha festa depois (como vai ter ao final da prova de domingo), sempre sai coisa boa. Corrida, digo sempre, é o esporte individual mais coletivo que existe. Sexta tem mais, uma meia maratona; porque outra inteira, amiguinhos, está logo aí, a pouco mais de dois meses.


Pagamos ágio... E o pior é que gostamos!
Link no Garmin Connect:
http://connect.garmin.com/activity/351477771

Resumo do treino:



4 comentários:

  1. Agradeço mais uma vez por me dar essa oportunidade, e quero reforçar que desde o primeiro treino oficial com a equipe, que foi no dia que comemoramos o Aniversário do Capitão Atelmo Assis (Zebra). Me cinto bem familiar, e cada dia que passa estou conhecendo novos parceiro da equipe, isso me faz se sentir bem. Fábio Namiuti conto com seu apoio hoje p o treino de meia maratona!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, grande Helber! Nós também nos identificamos muito, parece que você esteve sempre conosco. Sempre que quiser montar um percurso novo, é só falar, colaborações desse tipo são muito bem-vindas. Abração e até os próximos treinos e corridas.

      Excluir
  2. Parabéns a Vc e sua equipe de amigos. Minha personalidade antisocial me impede de realizar treinos em grupo, sendo assim, um Cavaleiro Solitário.

    Gostei de ter adicionado vídeo no blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antissocial nada, você faz parte até de uma trupe de heróis!

      Verdade, um videozinho ilustrativo vai sempre bem.

      Abraço!

      Excluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.