sábado, 12 de janeiro de 2013

Treino 4 - Não pare na pista

Vão ser feitos nela, a pista, muitos dos treinos dessa minha preparação para a ultramaratona de 24 horas. Especificidade. Palavrinha feia e enjoada à beça, mas que representa algo muito importante para um atleta, mesmo que amador. Minha prova-alvo, no final de junho, não acontecerá em um percurso aberto, mas sim em inúmeras voltas em torno de uma pista de atletismo, a do PET (antigo CERET) em São Paulo. Será fundamental para o êxito do meu plano simular essas condições específicas. À exaustão.

Eis aí o que me espera
Mesmo ainda no início dos treinamentos, rodando livremente, sem preocupação por enquanto com nada muito detalhado, achei por bem já começar a ter algum contato com aquilo que será uma das chaves do planejamento. Mas não em volta de um campo de futebol. A pista do Centro Poliesportivo João do Pulo que se prepare, porque como diria Coronel Jesuíno, vou lhe usar. Só a partir de fevereiro. Por ora, ao invés dos quatrocentos, preferi mesmo ficar nos bem mais amplos 1050 metros do Parque Vicentina Aranha.

Um dos templos do esporte na cidade
O antigo sanatório, totalmente cercado por muros, remanescente da primeira metade do século XX, quando São José dos Campos ainda era uma pequena estância climática que recebia para tratamento centenas de portadores de tuberculose, depois de muitos anos fechado, praticamente em ruínas e sem qualquer função, foi adquirido pelo poder público, passou por uma grande reforma, perdendo muros e revelando a todos sua beleza. E se tornou uma das mais importantes áreas de lazer, cultura e prática esportiva da região central da cidade. Lá agora acontecem shows teatrais, musicais, sessões de poesia e leitura, exposições. E é lá que se encontram muitos praticantes de atividade física, usando sua pista de terra e cascalho para caminhadas e corridas. Dependendo do horário, mais as primeiras que as segundas. O lugar é bastante disputado.

Um raro momento mais tranquilo, porque costuma ser muvuca
É também no Vicentina, como carinhosamente chamamos o local, que costumamos nos reunir como equipe. Não apenas para treinar, porque somos um time de corridas de rua e, malucos do asfalto, é ele que preferimos. Mas para batermos importantes papos sobre as diretrizes e os rumos do grupo. Ontem, sexta-feira, aconteceu a primeira reunião do ano, marcada para acertarmos detalhes sobre a realização da Corrida de Verão 100 Juízo & Tribe of Runners, que ficou definida para o próximo dia 24 de fevereiro. Vai ser mais uma bela festa do esporte em nossa cidade e região.

Vai ser bonito; e você também está convidado
Reunião às sete, cheguei pouco depois das seis da tarde para fazer antes o meu primeiro treino indoor (ou quase) do ano. A planilha indicava uma hora de rodagem. Fiz quatro giros na pista de forma progressiva, começando mais lento e acelerando a cada quilômetro. Parei para um rápido gole d'água. Deixei o parque momentaneamente, para um giro de quase 5 km nos arredores. E retornei para uma última volta no Vicentina, ganhando para ela a companhia do amigo Silvio Américo. 

Dentro e fora do parque
Treino bem produtivo. Temperatura agradável, na casa dos vinte graus (frentes frias, sejam sempre muito bem-vindas!). Final de tarde e começo de noite nublada, mas sem aquela chuva forte da quarta-feira. Motivado, sinto que estou embalando rapidamente nesse comecinho de temporada. Embora meu foco não seja velocidade, estou conseguindo rodar tão bem quanto no final do ano. Resta perder os excessos da comilança natalina e reveillonina, mas isso virá com o tempo, natural e gradativamente. Acho que estou no caminho certo. E por ele vou seguindo.

Link no Garmin Connect:

Resumo do treino:

6 comentários:

  1. Muito bom guerreiro o seu planejamento para a sua primeira de muitas ultramaratonas, manda ver...A dica que lhe dou é que vc corra dividindo os seus longões, por exemplo o dia que tiver 20 ou 30 Kms faça uma parte na parte da manhã e outra na parte da tarde para que vc se acostume com a temperatura.

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela dica, grande Jorge. Pode deixar que vou te "alugar" bastante com várias dúvidas quando chegar a hora. Pode cobrar a consultoria, hehehe...

      Abração, bom final de semana e bons treinos.

      Excluir
  2. Grande Fabio ., boa sorte aí no seu novo desafio ., corredor de rua é isso aí vive de objetivos ousados ., estarei torcendo por vc ok

    Abraços

    Romildo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, grande Romildo. Postei hoje no meu Twitter e Facebook uma frase que resume mais ou menos o meu sentimento quanto isso:

      Correr é trocar o "ah, como seria se eu fizesse?" pelo "vou fazer e ver no que dá". E levar isso para a vida.

      Abraço e muito obrigado pelo apoio e torcida!

      Excluir
  3. depois coloca mais informações sobre esta corrida, meu amigo. Quem sabe eu consigo ir. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As inscrições serão abertas a partir da semana que vem pelo site http://wrunning.hd1.com.br (as que estão lá agora se referem à Corrida de Primavera, que aconteceu em novembro/2012), Alex. Você poderá conferir por esse endereço as informações, o regulamento e confirmar a sua presença.

      Abraço!

      Excluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.