quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Treino 3 - O dilúvio

"Quando fizer o programa (de treinamento), lembre-se de ter prazer na corrida. Caso pareça mais como um trabalho, você provavelmente está se esforçando demais."
Benji Durden, treinador

Se uma planilha de treinamento, seja para maratona, para ultra ou para qualquer outra distância, serve para afastá-lo do que ou de quem você gosta, família, amigos, diversão, ela pode ser tecnicamente perfeita, mas tem furos de outra espécie. Abrir mão provisoriamente de algo em nome de um objetivo maior, embora soe como clichê, é válido. E eu até o farei, durante o primeiro semestre do ano, no que diz respeito às provas de corrida de rua (pelo menos o excesso delas). Falarei disso mais tarde, em uma postagem específica.

Assim sendo, já que fui eu mesmo que bolei a planilha das 24 horas, fiz questão de preservar nela um dia da semana dedicado a algo que, cada vez mais, dá mais satisfação pessoal que as competições, cada vez mais comerciais (e caras). Os nossos treinos conjuntos de quarta-feira à noite por aqui já viraram tradição. Ficar sem eles durante meio ano seria perder o que há de melhor. O mais simples, mas também o mais divertido que o esporte pode proporcionar. A convivência com seus pares.

Se eu estou no meio da galera, estou contente
O terceiro treino do ano, primeiro coletivo, ficou marcado para a região onde moro, embora tenha sido oficialmente convocado pelo nosso companheiro de 100 Juízo Rafael Martins. O percurso, pelo menos para mim, era dos mais manjados: um circuito pelas principais avenidas dos bairros Bosque dos Eucaliptos e Jardim Satélite. Junto com a patota, no entanto, era novidade. Assim como ir até o local do treino andando. Teve gente que encontrei pelo caminho e que certamente pensou "ué, ele  machucado?".

O circuito
Bonzinhos que somos, esperamos como sempre os retardatários. Eles vieram trazendo consigo a chuva. E que chuva! Começou como uma garoinha fina, mas iria virar uma bela tempestade durante o percurso. Pensa que eu achei ruim? Que nada! Adoro correr debaixo d'água. Se estivesse chovendo assim no domingo, durante o primeiro treino do ano, eu teria ido até Monteiro Lobato (a 30 km)... Ou São Francisco Xavier (a 50)! A temperatura mais que agradável serviu inclusive para permitir alguns quilômetros fortes, abaixo dos 5', no início do trajeto (vá lá que era em descida!).

Garoa de Itu
Chuvarada e compromissos profissionais deixariam de fora alguns nomes fáceis dos nossos treinos, tal qual o Aldo, a Vanda e o Edson. Mas a galerinha que veio mostrou coragem, disposição e amor ao esporte de sobra. E que não são feitos de papel e nem de açúcar. Ninguém derreteu ou ficou desmilinguido. E todos completamos os quase 11 km (alguns optaram por distâncias alternativas; nos nossos treinos, cada um corre o quanto quiser e no ritmo que bem entender) totalmente ensopados, mas muito satisfeitos também.

Só ficou sequinho quem não correu
A cada semana, um integrante da equipe montando um percurso em uma região diferente da cidade e apresentando suas "quebradas" aos companheiros. Saindo da rotina e do trivial. Passou a ser assim desde o final do ano passado e está servindo para aumentar a quantidade de participantes, unir ainda mais o grupo e tornar ainda melhor o nosso convívio. Treinar não precisa ser algo solitário e nem maçante. Somos prova viva disso.

Link no Garmin Connect:
http://connect.garmin.com/activity/260203229

Resumo do treino:


2 comentários:

  1. é para mim sempre muito gratificante treinar com os meus amigos,realmente sentimos a falta do Aldo,Edson e claro da Vanda,do Nata tbm,mesmo que ele não vá com muita frequência mas sempre que vai me faz companhia como sempre.beijos a todos ee até próxima!parabéns pelo belo relato Fábio =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ontem me deu um orgulho danado desses meus amigos, Adriana. A galera mostrou que é mesmo valente e que gosta do que faz. Por isso é que corre tão bem.

      Parabéns a você pelo treino (voou baixo nele!) e obrigado pela presença e companhia. Que sejam muitos, e sempre muito legais como esse, os treinos dessa temporada 2013.

      O Nata está de (merecidas) férias. Quando voltar, a concorrência que se segure, hehehehe...

      Bjs!

      Excluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.