sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Treino 12 - O corredor total flex

O treino de hoje, último antes do desafio da Volta ao Cristo ( chegando amanhã, Poços de Caldas, me aguarde!), era para ter acontecido na Área Verde do Bosque. E eu já havia até escrito uma introdução do post, sobre o estado de abandono em que ela lamentavelmente se encontra. Bom, não vão faltar oportunidades para treinar lá e falar a respeito na semana que vem ou próximas.

Chuva não me impede de correr, quem me conhece, sabe bem disso. De vez em quando escapa até uma provocaçãozinha (amigável) aos companheiros de esporte que parecem feitos de papel ou açúcar, são iguais ao Cascão. Mas a de hoje não era qualquer coisinha à toa, não... Choveu de verdade para comemorar o aniversário da terra da garoa (parabéns!).


Esperei uns quarenta minutos, monitorando pela janela, e nada dela passar. Quando pareceu enfim ter diminuído um pouco, desci rapidinho. Mas não deu tempo nem de animar... O céu já começou a desabar novamente! Não tive dúvida: dei um piquezinho de cinquenta metros e cheguei à academia. Havia uma esteira, sequinha da silva, à minha espera. Não era bem o que eu queria, mas antes isso que ficar sem correr...

Não dá pra comparar, mas...
Quando vi pelas frestas que a chuva novamente parecia ter amainado, já havia passado dos dez minutos de treino. Pensei em parar, em completar quinze, depois vinte... Só depois de meia hora e 5,06 km rodados (ritmo bem tranquilo, poupando canelas para a subida da serra no domingo) é que finalmente encostei. Estava longe ainda da 1h20min prevista para hoje e, mesmo sabendo que era preciosismo cumprir isso à risca, resolvei dar continuidade ao treino.

Tomei dois copos d'água (transpiro o dobro na esteira), despedi-me do professor e dos companheiros de academia. E, sem deixar o corpo esfriar, o que seria fatal para minhas pretensões, atravessei uma Cidade Jardim toda empoçada para a segunda parte da brincadeira da noite.

Tênis limpinho? De que jeito?
Não adiantou absolutamente nada fugir. Como se soasse um alarme, mal pisei na rua e a chuva tornou a cair pela milésima vez no dia (horas depois, ela segue, levinha, mas contínua). No que desci a longa rampa, ainda era garoa fina, mas lá nos arredores do shopping, ela já tinha voltado a bater forte e molhar de verdade. Ao invés de subir para a movimentada (e em aclive) Avenida Andrômeda, preferi descer para a planinha Avenida Mario Covas. Tive que parar algumas vezes para evitar o chuá infecto dos carros que passavam perto. Mas completei mais 4 km em 23' e uns quebradinhos, totalizando pouco mais de 9 km em 53' e num ritmo médio de 5'51''.

Estava de ótimo tamanho o treininho 2 em 1. A gente tem de ser versátil nessa vida.

Seja multifuncional

Domingo termina a base. A partir da semana que vem, começa o primeiro ciclo específico da planilha de treinos. O bicho vai pegar!!!

4 comentários:

  1. Rapaz, me admira sua disposição e apetite pelos treinos. Espero que alcance seu objetivo e tenha um ótimo desempenho na ultra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Douglas! A disposição e o apetite vão ter que ser ainda maiores, porque o que vem pela frente é pedreira. Mas que eu vou tentar enfrentar, eu vou. Abraços e obrigado pela força!

      Excluir
  2. por aqui, também corri na chuva:)

    motor total flex - gostei dessa:)

    boa prova lá em Minas!
    Miguel parece que também vai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Elis! Foi uma prova fantástica. E ter encontrado o Miguel e parte da trupe Baleias por lá também fez parte disso.

      Bjs e boa semana!

      Excluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.