segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O voo da Fênix

Fênix é aquele pássaro que ninguém nunca viu, já que existe apenas na mitologia grega. É um bom apelido para qualquer corredor que se preze, já que, afinal, chegamos sempre "mortos" ao final de um treino ou prova; mas logo renascemos das cinzas para os próximos. E é também o nome do novo lançamento da Garmin, conceituada fabricante norte-americana de produtos de navegação monitorada por satélite, inclusive relógios equipados com GPS para uso em atividades esportivas.

Garmin fēnix não é propriamente um relógio voltado para praticantes de corrida, como os modelos que tive antes dele (os da linha ForeRunner, modelos 110, 405 e 610). Porém, além do visual arrojado e de ter os recursos indispensáveis, ele conta também com algumas características adicionais que o tornam bastante interessante, principalmente para os amantes das longas distâncias.


O principal atrativo do fēnix para o corredor é a longa durabilidade de sua bateria. Enquanto outros modelos da marca ou concorrentes similares acabam esgotando a carga em poucas horas, o fēnix resiste tranquilamente a treinos mais longos (a especificação no site é vaga, fala de 16 a 50 horas; na prática, entretanto, dá para ver que ele gasta muito pouco da carga em treinos "normais", com uma ou duas horas, por exemplo). Será um trunfo indispensável para este corredor, que pretende fazer treinamentos de longa duração, visando a preparação para uma ultramaratona de 24 horas. Ver a telinha apagando no meio do treino não é nada motivador... E falo isso por experiência própria!

Por ter sido concebido originalmente para praticantes de esportes de aventura, como o alpinismo, o relógio traz também recursos mais voltados para essas finalidades; mas que acabam sendo, de alguma forma, também válidos para os corredores. Usar uma bússola ou um barômetro embutidos pode até não servir de muita coisa para quem está correndo na rua. Mas informações como a altimetria e a temperatura são pertinentes e fazem parte inclusive dos dados que catalogo em minha planilha de registro de treinos e corridas.


No mais, o fēnix traz também os recursos dos outros modelos dos relógios-GPS da Garmin, como a medição automática da distância percorrida, tempo, velocidade ou cadência, ritmo por volta (ou por quilômetro, no nosso caso), batimentos cardíacos, entre outras informações. Os dados são transferidos para o computador através do cabo USB que também serve como carregador e ficam acumulados no site Garmin Connect, que complementa as informações mostradas pelo dispositivo, exibindo o mapa do percurso, gráficos de velocidade ou ritmo, altimetria, batimentos cardíacos, variação de temperatura, etc. 


Todos os meus treinos de 2013 foram feitos com o Garmin fēnix. Por enquanto, com a curta duração das sessões, ele ainda tem não tem feito tanta diferença em relação ao meu modelo de uso cotidiano, o Garmin ForeRunner 610. Contudo, a partir do momento em que os treinos passarem a ser (bem) mais longos, simulando o que vou enfrentar na pista de atletismo em junho, certamente o novo aparelho fará toda diferença. Será, literalmente, um companheiro para todos os momentos.

O uso do Garmin fēnix durante minha preparação para a ultramaratona de 24 horas é o resultado de uma parceria com a empresa GS.Shop, que comercializa, além desse produto, relógios e monitores cardíacos esportivos dessa e de outras marcas e diversos outros artigos eletrônicos, de informática e telefonia. 

Visite e conheça a GS.Shop em http://loja.gsshop.com.br/



Mais sobre o produto (em inglês):

8 comentários:

  1. Bom Dia Fábio,

    Recentemente um amigo meu adiquiriu um Fenix também, o problema é que somos corredores natos, mas não conseguimos sequer iniciar o cronômetro do dispositivo, entendo que a partida do dispositivo deveria ser automática, mas nada acontece.

    Pesquisando bastante no manual, não consegui nenhuma resposta consistente sobre este problema ou solução para entender melhor o dispositivo, estou acostumado ao 910xt, quando comecei a mexer neste Fênix percebi que não tem nada a ver com os forerunners...

    Seria possível trocarmos uma idéia via email?! fhkawasaki@gmail.com

    Obrigado pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Cara to co o mesmo problema, estou tentando configurar a página de dados e o cronômetro fica zerado. Se puder me ajudar: c.cintra@uol.com,br. Valeu obrigado

    ResponderExcluir
  3. Nossa, acabei de adquirir um, e tb nao consigo iniciar o cronometro. Estou quase devolvendo o produto. Pode me ajudar, se puder, meu email é v.castelloes@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Para iniciar o cronometro\registro de uma atividade você pressiona o botao vermelho e assim entra no menu para iniciar o GPS do relogio. Pressione novamente o Botão vermelho para iniciar o GPS. Irá mudar de tela e mostrando a procuro do satélite. Encontrado o satelite você pressiona e segura o botao Voltar (botao que fica abaixo do botão vermelho) e mudará de tela com a informação: Iniciar ativ. Agora é só pressionar o botão vermelho e SAIR CORRENDO. Terminado o treinamento você pressiona e segura o botão voltar e mostrará: Interrom. ativ. e depois pressione o botão vermelho. Pressione o botao para baixo (botao do lado direito do relógio) ate o item : Guardar ativ. e pressione o botao vermelho para Guardar a atividade. Mudará de tela perguntando se deseja parar o GPS e novamente o Botão vermelho para parar o GPS.
      Espero ter ajudado ou ajudar o próximo que adiquirir este ótimo relógio GPS da Garmin.

      Excluir
    2. Stenio, obrigado pela dica.
      Eu consigo fazer "Laps" no fenix. Treinos intervalados por ex. Faço triathlon, ainda não fiz nehuma prova com ele. Existe uma maneira de iniciar as atividades e ter os tempos separdos.
      Obrigado

      Excluir
  4. boa noite!Eu comprei um fênix 1 hj,e estou mais perdido do que tudo.Quero usar somente para correr,como faço para ter tudo;velocidade distancia tempo e batimento em uma tela,tem jeito?

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde. Ganhei um Fenix 1 de um amigo. relógio usado. funciona perfeitamente, mas quando salvo os treinos, ele não registra nada tela do relógio. Plugando no computador, pelo windows explorer, achei a pasta "atividades" e todas elas estão lá, mas não aparecem no relógio e nem são reconhecidas pelo sofrware Garmin Connect. Alguém podeme ajudar? Seria alguma configuração? Obrigado! Pedro Vieira

    ResponderExcluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.