domingo, 23 de junho de 2013

Treino PL30 - Esse cross é meu country

Sou um cara meio contraditório mesmo, não reparem... Ao mesmo tempo que (quase) sempre escolho a distância mínima nas triviais provas de 5 e 10 km da região, sobretudo quando a maior significa duas voltas idênticas no trajeto da menor, sou também capaz de me sujeitar, e de bom grado, a algumas provações. Quem me conhece, sabe bem que o meu grande barato são as longas distâncias. Ou, quando não, as grandes "encrencas". Vide Mountain Do, Volta ao Cristo, Meia Maratona Trilheira, Corrida Vertical, Desafio Ecológico de Pindamonhangaba e que tais. É nessas provas, célebres pelo seu grau de dificuldade, que esse velho corredor cresce, mostra sua cara e do que é feito. É nelas que essa "lenda" continua a ser escrita.

Coloca mais uma aí!
Poucas horas antes de acrescentar nova página, o XTerra Night Run, a este portfólio, aceitei o convite da organização e fui, junto do também maluco do asfalto Aldo e de amigos de outras agremiações esportivas, conhecer o local e o percurso de uma nova corrida, agendada para o mês de agosto próximo. Vem aí coisa muito boa. Para quem gosta de novidades e de trajetos fora do lugar-comum das ruas e avenidas, um prato cheio de emoções.

 
 

Em meio a muito verde, mas bem próximo ao cenário urbano, entre as cidades de Jacareí e São José dos Campos, está o Arboville, futuro empreendimento da construtora que dá nome à corrida vindoura. Até por levar o nome de "circuito", espera-se que seja apenas a primeira de muitas. Preparados especialmente para receber os atletas no primeiro domingo de agosto, os trajetos rústicos de 3 e 6 km contam com muitas belezas naturais. E, claro, também com desafios, porque todo corredor valente gosta de ser instigado por eles.

 

Além de subidas e descidas fortes nas trilhas e de um visual de tirar o fôlego (ipsis literis, principalmente no alto de uma dessas pirambeiras), outros diferenciais prometem agradar. Os três quilômetros costumam ser restritos apenas para a opção da caminhada. Não desta vez. Haverá também a opção de correr nesta distância bem curta, perfeita para quem gosta de sentar a bota. A largada em ondas, colocando corredores em pelotões de ritmo semelhante, pode ser precursora de algo comum nas provas do exterior, mas ainda raro, quiçá inédito, por aqui.


Três ou seis, eis a questão...

Mesmo aconselhado a fazer o itinerário menor ou a começar no "carro de apoio" e correr apenas parte do maior, fui teimoso (ou meio irresponsável!) e encarei toda a parada, como uma espécie de warm-up para a corrida de montanha que me aguardava no começo da noite. Não me arrependi nem um pouquinho. É claro que poupei recursos, trotando de levinho nos morros, chegando a caminhar alguns metros no último e mais forte deles, ao contrário da turma da frente, que correu forte. Mas pude sentir o gostinho de conhecer, antes de quase todo mundo, esse belo e novo caminho. E me encantar com o trecho final, até a chegada na beira do lago, em forte descida, do jeitinho que eu gosto. No dia D, estejam certos: vou ultrapassar um bocado de gente ali...

Todo santo ajuda
Enfim, esta postagem não é um publieditorial e não é apenas por conhecer as pessoas envolvidas no projeto e saber do talento delas em promover bons eventos. Mas sim por ter conhecido o local, perfeito para passar uma agradável manhã de domingo com a família e os amigos; e o percurso, ideal para quem curte ser desafiado, é que recomendo essa nova corrida aos atletas da cidade, da região e mesmo para quem é de fora e quer ter a oportunidade de correr conosco aqui no Vale do Paraíba. Uma prova com um custo de inscrição bastante razoável, um kit bacana (camiseta de manga longa é aquele frufru que a gente reconhece que adora!) e uma proposta diferente, diversão certamente garantida.



Dia 4 de agosto eu já tenho programa. Confira mais informações sobre a prova em:
http://circuitoterrasimao.com.br




Link no Garmin Connect:
http://connect.garmin.com/activity/331433349

Resumo do treino:

6 comentários:

  1. Inscrição feita e ansioso para por o pé no barro!

    ResponderExcluir
  2. Depois destas recomendações....não tem como não participar!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita, já arranjei coelho pra prova, então... Abraço e até lá!

      Excluir
  3. Corrida assim deve ser muito prazerosa. Gosto de treinar nos "caminhos do mato" quando posso.
    Tenho certeza que todos irão curtir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto muito, Luiz, tanto de treinos quanto de provas... O XTerra, poucas horas depois, foi sensacional.

      Excluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.