terça-feira, 2 de abril de 2013

Treino 53 - Do jeito que for

Com as agruras da vida, a gente está acostumado e até que lida bem. Reclamar não ajuda em nada, o negócio é aprender a conviver. Mas, se tem uma coisa que deixa qualquer um boladão, é problema de saúde na família. Às vésperas de completar setenta anos e pouquíssimo acostumado a se queixar do que quer que seja, meu pai não vem se sentindo muito bem ultimamente. Não há de ser nada, não, "Jackie Chan". Você é forte, está sendo muito bem cuidado e tira essa de letra.

Igualzinho...
Família é tudo, aprendi isso com ele, sem precisar de muitas palavras (não é seu estilo). E o mínimo que a gente pode fazer é estar à disposição para o que der e vier. Se eu tiver que sacrificar treinos, mudar horários, replanejar toda a semana, qual é o problema? Corrida é importante, estou no meio de uma preparação de nada menos que seis meses (e que pode durar até mais). Mas é só corrida. Nada mais que isso.

Juntos, sem precisar de adesivo
Já havia modificado a programação de treinos semanal por conta das comemorações do aniversário do velho Tadeo-san, transferindo os treinos de musculação de terça e quinta para segunda e quarta. E tive de refazer os planos novamente, quando minha mãe ligou no final da tarde dizendo que tinha pintado um encaixe com o médico, que havia agendado a consulta inicialmente só para a semana seguinte. Tome correria. A hora do rush daqui não é mais bonita que a de outros lugares.

Por isso é que vou a pé
A coisa toda até que não foi tão demorada. Perto de sete e meia da noite, já estava de volta. Mas não dava mais tempo de fazer a série de resistência, com quase duas horas de duração, às vezes mais, na academia. Quando muito, o treinamento em circuito, outra atividade programada para a semana. Mas preferi fazer o que gosto. Correr não é uma atividade física, nunca foi. Correr também limpa a mente.

O maior beneficiado
Com pouco tempo disponível e seguindo o que prescrevia a planilha (para terça-feira), um regenerativo de apenas quarenta minutinhos, montei ali mesmo na hora o roteiro mais banal possível. Talvez um dos que eu mais tenha feito nesses últimos dez anos como corredor. Um circuitinho simples, pelas duas principais e mais movimentadas avenidas do bairro. Manjado toda vida, mas inédito nesta temporada 2013. Usado inclusive, com pequenas variações, por uma das provas já tradicionais da cidade, patrocinada por uma rede calçadista. Mas só em um sentido. A noite era de descer e não subir a pirambeira da Cidade Jardim.

Que bonito é...
Depois de quase um quilômetro morro abaixo e de outro tanto praticamente planinho, o primeiro castigo até que foi brando. Nos meus primórdios como corredor, apanhava bem mais da rampinha da frente do shopping virada para a Dutra... Hoje em dia, até que subo em terceira marcha. O velho caminhão de areia tem enfim um motor mais experiente, amaciado, depois de Mountain Do, Volta ao Cristo e "Ataques ao Cume", entre outras encrencas respeitáveis.

Sobe devagar, mas sobe
O retorno pela Andrômeda é um daqueles carnês das Casas Bahia. Você jura que não tem juros. E vai pagando aos pouquinhos, com sofrimento leve, mas constante. São dois quilômetros e pouquinho de aclive contínuo. De carro, mal se percebe. Mas na pernada, a cacunda acusa. Um dia ainda vai passar por ali o metrô de superfície. Enquanto isso, pelo canteiro central, só nós corredores e os pedaleiros dividimos espaço com os pedestres sem-noção.

Por enquanto, ainda não TREM
Esticaria o rolê continuando depois da esquina com a Cassiopéia, a nossa Ipiranga x São João sul-joseense. Só retornaria mais adiante, na Iguape, antes de adentrar o vizinho Bosque dos Eucaliptos. Ao passar defronte meu prédio e o ponto de partida, ainda não completara os quarenta minutos regulamentares e decidi prosseguir um pouco mais, descendo pela lateral da padaria. Só iria parar ao chegar no mirante. Ainda ficaria devendo um minutinho e não completaria os sete quilômetros rodados por míseros oitenta metros. Mas já estava contente. Criança gosta é de brincar.

Simples assim
Vamos levando a semana, a planilha... E a vida!

Link no Garmin Connect:
http://connect.garmin.com/activity/292075838

Resumo do treino:

4 comentários:

  1. Sei bem o que é isso, estou com o mesmo problema.
    Mas vamos ajudar quem sempre nos ajudou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Força aí, Luciano. Façamos por eles o que fizeram (e fariam) por nós.

      Abraço!

      Excluir
  2. Meu amigo,
    tudo de bom para o "Sr Jackie" , força e pensamento positivo, sempre!!
    Abraço.
    Jorge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Jorge! Ele já está melhorando, obrigado pela força.

      Abraço e bons treinos.

      Excluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.