terça-feira, 23 de abril de 2013

A semana mais longa de todas

Já escrevi uma vez, brincando e me referindo a uma pré-maratonal, que todas as semanas são iguais, com sete dias, cento e sessenta e oito horas, dez mil e oitenta minutos, seiscentos e quatro mil e oitocentos segundos... Mas que essa, a que antecede uma prova (muito) importante, meta desses últimos quatro meses de preparação, é a única em que a gente faz contagem regressiva deles. Seiscentos e quatro mil e setecentos e noventa e nove, noventa e oito, noventa e sete...

Que não seja uma bomba-relógio
A ansiedade, que uns sabem disfarçar melhor (dizer que ela não existe é mentira deslavada), outros nem tanto, é inevitável. Deixar que ela prejudique a sua reta final de preparação é opcional. Existem duas ansiedades bem distintas. A boa te deixa ligado, alerta, focado no objetivo, mas também cauteloso o bastante para evitar as tentações que podem botar tudo a perder. A má ansiedade é a que atormenta, tira o sono (repouso é fundamental!) e a confiança. "Será que eu treinei o suficiente?" é uma pergunta que todo mundo, de uma maneira ou de outra, se faz às vésperas de uma competição-chave. Se não treinou, parceiro(a), não vai ser agora que vai adiantar treinar.

Como aparece desse bichinho sabotador nessa semana!
Não sou psicólogo e nem quero posar como um. Mas já passei por muitas semanas como essa ao longo da minha nem tão breve carreira esportiva. Já fui aquele novato que passava noites em claro às vésperas da corrida e chegava ao dia D com os olhos parecendo cheios de areia e o traseiro arrastando pelo chão. Já fiquei me questionando se era capaz de terminar ou se pagaria o mico de ser o último a fazê-lo, como se isso fosse algum tipo de vexame (que nada, eles são os mais aplaudidos!). Já quis fazer aquele último treininho fora de hora, só pra garantir. Já tentei fórmulas mirabolantes de alimentação, hidratação e até de tentar dormir a cada dia uma hora mais cedo. Tudo muito bonito na teoria. Tudo muito inútil na prática. Placebos, não mais que isso.

Do laboratório Sincerão
Fácil não é. Mas tenho aprendido, com o tempo e a experiência, que o ideal é tentar levar a semana S da maneira mais normal possível. Continuar se alimentando (bem, na medida do possível) como sempre, no máximo, com um reforcinho nos carboidratos (tem gente que vai discordar, mas, enfim, para mim funciona) nos últimos dias. Nada de encher o nariz de macarrão e nem de rodízio de pizza na noite anterior (se for, o que até é merecido, pelo menos não enfie o pé na jaca até o fundo). Ingerir líquidos e se manter naturalmente bem hidratado, o que é bom em qualquer semana e não só nessa. Descansar normalmente, dormir o quanto se está acostumado e não tratar o sono como se fosse uma obrigação. Pressionado, ninguém repousa com qualidade.

Não pense, durma
Meus melhores desempenhos, de um modo geral, foram obtidos quando estava totalmente desencanado, sem compromissos formais (ou não) com resultados, sem metas específicas de tempo. Sem scripts, porque a vida não os têm. E nem a corrida. Recapitulando minha história como corredor e reabrindo minhas velhas planilhas eletrônicas, certamente vou encontrar semanas pré-prova em que nem deixei de treinar totalmente e nem tentei recuperar o tempo perdido de uma só vez. Não vai estar anotado lá, mas provavelmente aquele dia de folga, inesperado ou não, foi preenchido por uma pequena recompensa: uma sessão de cinema ou teatro, um jantar fora. Ou simplesmente uma noite de vagabundagem debaixo do edredon e vendo porcarias na TV (quase só tem isso). Nunca devemos nos esquecer do quanto nos dedicamos e fizemos por merecer.

Do contrário, nada faz sentido
A semana vai ser longa, mas, como todas as outras, vai passar. Que eu saiba levá-la com tranquilidade e sabedoria. E fazer dela mais um trampolim em busca do meu grande objetivo no sábado.

Estarei lá. E também vou comemorar MUITO



10 comentários:

  1. Fábio.
    É muito grande a expectativa.
    Essa será minha 1ª Ultra, vou fazer os 50 km, boa sorte pra nós, e vamos aproveitar pra tirar uma foto juntos.
    Abraços e bons treinos.
    Rafael Marrone
    marroneocorredor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Será um prazer, Rafael. A gente se vê por lá. Vai ser uma grande estreia.

      Abraço e até sábado!

      Excluir
  2. Olá Fábio. Muito legal seu post. SOu psicólogo e assim como vc, apaixonado por corrridas. Concordo e carimbo em baixo o que vc escreveu seobre a ansiedade, que nao apenas nos afeta na corrida, mas no dia a dia em várias áreas. Ah, adorei a entrevista sua que vc deu pra espn brasil no programa vamos correr. Um verdadeiro exemplo de superação. PArabéns. Deixo aqui uma frase, que vc já deve conhecer, mas que pra mim, resume muito o que é a corrida e a vida pra mim. abraçao e bons treinos. Marcelo Rios - Paranavaí, Pr.

    "Na vida, as maiores lutas do homem são travadas na solidão. Assim também é nas corridas longas. E nestas, como na vida, o ato de participar é mais importante do que vencer, ainda que seja a ilusão da vitória que nos dê forças para continuar lutando". Emil Zatopek - Maratonista olimpico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e mensagem, Marcelo. Agradeço pelas palavras gentis e ainda mais pelas de incentivo, muito importantes neste momento específico. Li a biografia de Zatopek e admiro demais a trajetória desse grande atleta. Temos muito o que aprender e nos inspirar no que ele fez e disse.

      Grande abraço, bons treinos e corridas por aí também!

      Excluir
  3. Gostei do seu blog. Ainda não conhecia. Estava sem internet, usando apenas do serviço (que vergonha!). Estava também a enfrentar meus demônios interiores, fato que será contado no meu maravilhoso blog.

    Ansiedade antes de corridas não tenho mais. Maratona só corri uma e nem sei falar como me senti antes.
    Placebão plus tb não funciona comigo.

    Estou me preparando psicologicamente para minha próxima maratona. Não vou ter condições de me preparar fisicamente, mas isso é minha marca registrada.
    Não estou vivendo a semana mais longa de todas, mas o ano mais longo de todos.

    Até lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela visita e mensagem, Daniel. Não é um blog incendiário (às vezes tenho vontade de criar um também!), mas acho que está cumprindo a missão ao compartilhar a minha experiência da tentativa de acesso às ultras.

      Bom te ver de volta. Como disse na postagem anterior, você fez muita falta.

      Se o ano está sendo longo, tente aproveitar o tempo da melhor maneira possível.

      Abraço!

      Excluir
  4. Fábio, compartilho das melhores provas quando fui sem tentar fazê-las deste modo.
    Treinou tudo o que tinha pra fazer, quando está pertinho tem mais é que relaxar,curtindo tarefas que não tem tanta relação com a corrida.

    Tem funcionado comigo. =)

    Vc sabe o que tem que fazer e como fazer,agora só resta concluir a prova do melhor modo possível. E sei que irás fazê-lo.
    Arrebenta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, mensagem e palavras de apoio, Rita!

      Tentarei fazer o meu melhor possível, aquilo que venho me preparando para. E aproveitar cada momento, já que ela é a minha recompensa pelo esforço e dedicação.

      Abraços!

      Excluir
  5. Fábio muito bom, sempre estou lendo coisas tuas, verdadeiramente tu é um exemplo a ser seguido, queria muito que sejas parte de minha pagina no Face. Página criada para trocas de informações sobre atividades fisicas, em geral, treinos, produtos, provas, alimentação, dicas, e tudo o que for relacionado a prática de atividade fisica. Nos trabalhamos ajudando a pessoas (sem fins lucrativos) que tem problemas de obesidade, que nunca praticaram atividades fisicas, o mulheres que ficaram com muitos kilos a mais depois de uma gravides (a maioria pessoas de recursos limitados), ajudamos a que aprendam a se alimentar melhor e a incorporar a atividade fisica em seu dia a dia. Espero que curtas nossa pagina, esta feita com muito carinho!!
    https://www.facebook.com/JoyFithealth

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mery. Obrigado pelas palavras. Parabéns pela bela iniciativa da página. Já curti e estarei sempre lá, conferindo as novidades.

      Abraços e muito sucesso.

      Excluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.