quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Cada um na sua

"Quem não tem dinheiro, conta história", já dizia o filósofo Paulinho Gogó. Cada um com a sua motivação nas corridas. A minha é cuidar da minha saúde, física e mental, encontrar os amigos e me divertir com eles. Passar momentos agradáveis, já que o resto da vida nem sempre é repleto deles.


É também, em menor escala, conseguir extrair o melhor de mim. De nada valeria simplesmente acumular participações em provas, sem treinar para elas, correndo mal todas. Estar perto de completar 300 corridas é um mero detalhe, consequência direta e natural de ter começado faz tempo (e nunca ter parado), além de ser um fominha assumido. Não me vanglorio da quantidade e nem desprezo a qualidade. Corro o melhor que posso. Embora tenha a óbvia noção das minhas limitações.


Mas vou sim acumulando números e comemorando cada conquista que alcanço, por mais modesta que seja ela. Neste último final de semana, infelizmente não pude realizar o sonho de voltar a Poços de Caldas para uma "revanche" na subida (na descida fui bem) do Cristo. Alguns amigos da 100 Juízo estiveram por lá e fizeram bonito, parabéns a todos.


Mas eu também não fiquei parado: coloquei em prática o plano B e corri do mesmo jeito, só que na abertura do 15º Circuito "Bar do Mané" de Corridas de Rua em Guaratinguetá. Com surpreendente presença, número recorde de inscritos. Tomara que as etapas seguintes também sejam de grande sucesso. O cara é batalhador e merece.


Terceira corrida do ano, 291ª da vida. Confira o relato da minha participação:
http://www.fabionamiuti.com/corrida/15cbm1.htm






terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Mas precisa caminhar MESMO?

A corrida, gratuita e muito bem organizada, tinha mil vagas... E só apareceram trezentos e poucos para participar! Será que pensaram que os dois verbos do nome eram obrigatórios?

Resta saber se as inscrições se encerraram apenas pelo prazo-limite ou se quase setecentas pessoas fizeram a reserva e acabaram não aparecendo. De qualquer forma, uma pena. Depois ainda tem quem pergunte o porquê das corridas 0800 estarem ficando cada vez mais raras.

Só sei que eu e meus amigos fizemos a nossa parte. Acordamos de madrugada, encaramos mais de 140 km de estradas nem sempre com pinta de Autobahn e marcamos presença na cidade mineira de Itajubá para mais uma etapa do Circuito Correr e Caminhar para Viver Bem.

Confira o relato da minha participação:
http://www.fabionamiuti.com/corrida/itajuba2014.htm






sábado, 18 de janeiro de 2014

Oh, my coach!

A marca das três listras entrou de sola no promissor e borbulhante mercado dos relógios-GPS-frequencímetros voltados para corredores, ciclistas e praticantes de esportes em geral.

Testei o lançamento da gigante germânica durante pouco mais de um mês e publico o meu review a respeito do Adidas miCoach Smart Run.

Confira:
http://www.fabionamiuti.com/corrida/analisemicoach.htm



terça-feira, 14 de janeiro de 2014

E foi dada a largada...

Para mais uma temporada de corridas. 2014 começa em altíssima temperatura, no sentido real e também no figurado, com muitas novidades no calendário e bastante coisa interessante para fazer... Mesmo em um mês tradicionalmente de paradeira, como janeiro costuma ser.

Estreei no ano novo exatamente como fizera no velho. Paradise City, lugar onde todo mundo já passou carnaval (menos eu, que ia pra praia!) foi mais uma vez o local escolhido para abrir a agenda. Meio fora de forma (mais?) e, por conseguinte, cauteloso na escolha do tamanho das encrencas, quase deixei pra lá e adiei uma semana, transferindo a avant-première para os 5 km de Itajubá, no dia 19. Mas fui na onda da rapaziada... Eles acabaram usando argumentos convincentes, do tipo "Vamo lá, Fabião!!!".

E a parada foi mais ou menos como eu conto aí:
http://www.fabionamiuti.com/corrida/paraisopolis2014.htm





segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Ou mato, ou morro

Ou ambos. Mato (afinal, o nome do treino, pelo menos em seu percurso menor, era "Volta da Mata") e morro de montão. Saca só a altimetria meio insana...


Nas duas outras vezes em que estivera lá, em 2010, a convite do sumidão Moacir; e no ano passado, em outra produção do mesmo casal simpatia responsável pela organização deste treinão, Renata e Raphael, optara por fazer o caminho mais longo, com 19 km e uns quebrados. Nesta, tentando retomar aos poucos a pegada, depois de um dezembro que foi só de coisas leves (menos a comida!), acabei ficando com o trajeto curtinho... Mas nem tanto! No final das contas, com o errinho (um dos nativos nos disse que era sempre à direita, e acabamos levando ao pé da letra), os 13 km viraram quase quinze.


A presença da galera foi surpreendente. Com bastante gente ainda de férias, curtindo merecidamente o descanso e a praia (ou outros lugares), nem esperávamos tantos participantes, sessenta ou mais, assim. Mas é sempre muito agradável reunir os companheiros de esporte, os de sempre e novos amigos, todos irmanados num só objetivo: correr. E, claro, se divertir também.



Os percursos, com muitas variações em asfalto e terra, e ricos em cenários naturais, renderiam belas imagens. O ritmo, relativamente tranquilo, permitiu colocar o papo em dia com alguns bons camaradas. Nada de coração saindo goela afora. O momento é de recomeçar, fortalecer, preparar-se para os desafios que vêm por aí.








Errar o caminho acabou sendo um grande barato (pelo menos pra mim, não sei o que achou o amigo Celio, que acabou indo na minha onda!). Cenários como esse da porteira fechada, onde fomos encurralados por um amistoso cachorrão, só nós vimos.



Depois do treino, só pra variar, aquele piquenique mais que caprichado, no espaço gentilmente cedido pelo Supermercado Simpatia, local da concentração, largada e chegada do treino. A galera corre muito. Mas come que é uma beleza também!





Começou, enfim, de maneira muito bacana a temporada 2014 de treinos coletivos. Este será, aliás, o ano internacional dos treinões. Os preços meio salgados das provas e um calendário entrecortado por Copa do Mundo e eleições presidenciais, estaduais e legislativas, farão com que nos encontremos ainda mais que nos anos anteriores para correr sem medalhinha no final... Vai ser bom demais!



sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

A última de 2013... E o que vem por aí em 2014

Já é o terceiro dia do ano (passa rápido). Mas ainda vale desejar a você, amigo(a) leitor(a) e companheiro(a) de esporte um FELIZ ANO NOVO. Com o perdão do clichê, seja a mudança que você quer, para a sua vida e para o mundo. Faça a diferença em 2014. O calendário não faz nada sozinho.

Como 2013 acabou...
Para mim, muito bem, obrigado. Com saúde, ao lado da família e de muitos bons amigos, com boa parte dos pepinos que assombraram o ano todo (e alguns dos anteriores também) resolvidos ou a caminho disso. Com mesa farta (não adianta querer fazer dieta justo no "reveião") e podendo comemorar e agradecer fazendo o que gosto. Do que gosto? Ah, vá... Vai dizer que você não sabe???

Que mané São Silvestre?
Quem precisa disso, quando se tem na própria cidade uma corrida melhor, em todos os sentidos possíveis e imagináveis? Possível de correr, para início de conversa, sem confusão (bom, esse ano até que teve um pouquinho, pelo menos para chegar ao local do evento), na mesma distância e muito mais barata, com cenários naturais e bem mais bonitos, com respeito e carinho pelo participante, um kit pré-prova recheado de brindes e um pós-prova que mais parece uma refeição completa.

Confere aí como é que isso aconteceu:
http://www.fabionamiuti.com/corrida/3virada.htm





E qual é a boa para o ano novo?
Muitas. Adiantei o início dos treinos, não só para estrear a planilha 2014 para registro de treinos e corridas, novinha em folha, mas também porque já comecei recebendo boas notícias. Se faltava uma prova-alvo para o primeiro trimestre, para dar aquela motivação para pegar firme, agora não falta mais. Defini a minha participação na Igaratá 23k Trail Run, novidade no calendário de corridas da região, estreia da trupe do site Papo de Esteira na organização de eventos esportivos e, pelo que conheço da região e andei bisbilhotando no site oficial, um desafio dos bons.

Ó o tamanho da encrenca!
300
Fora isso, por enquanto só estou inscrito em duas outras provas, uma em janeiro (Correr e Caminhar para Viver Bem, em Itajubá), outra em fevereiro (Night Run Twist, em Santo André). Ambas com 5 km. Começa a temporada de caça aos recordes pessoais. Mas devo confirmar presença em outras corridas em breve também. Outro objetivo é chegar, sem pressa, com naturalidade, à significativa marca de trezentas corridas.

Pronto para a batalha... Mas sem barriga de fora, please!
Palestra, exclamação
No ano do centenário do meu Porcão, que esse ano não vai me obrigar a assistir jogos às terças e sábados, dou continuidade à uma atividade paralela, que não nasci sabendo fazer, mas venho procurando aprender da melhor maneira possível. E tem sido incrivelmente prazeroso seguir compartilhando a minha história de vida e transformação pessoal através do esporte com outras pessoas. Mostrar que é possível vencer inimigos poderosos, como o cigarro, a obesidade, o sedentarismo e até mesmo doenças traiçoeiras, como a hipertensão arterial, com atitudes simples, mas eficazes tem sido uma enorme satisfação. É gratificante demais ouvir pessoas dizendo que, inspirados por mim, passaram também a acreditar em si mesmos... E mudaram suas vidas!

Que em 2014 eu possa seguir nessa missão. Dia 31/01 já está marcada a próxima, no Sesc Carmo em SP. E eu estou aberto a todos os convites.


Andar com fé eu vou
Vem aí a quarta edição de um dos treinos mais esperados do ano. Nova data, nova distância, novo percurso, novo local de concentração e largada, novos participantes (espero!). Muitas novidades, enfim. Mas a mesma essência de sempre. Uma jornada de fé, coragem, autoconhecimento, companheirismo, solidariedade, superação e esporte.