segunda-feira, 3 de março de 2014

Águas de março

Caraca! O ano está mesmo voando. Já estamos no terceiro mês dele, mais de um sexto já se foi. É bom que, acabando o carnaval, ele também 'começa'... Se bem que, daqui a pouco, tem copa, eleições...


Já está quase na hora de comemorar mais um aniversário (4.3, no dia 26/03). Até aqui, apesar da falta de objetivos mais concretos, como uma prova-alvo mais específica, venho conseguindo manter uma rodagem (369 km acumulados) praticamente idêntica à do ano passado, quando estava treinando para a minha primeira ultramaratona.

A diferença, basicamente, tem sido a distribuição da distância nos treinos. Ao invés de um longo por semana, exigindo um treino regenerativo, de curta distância e ritmo leve subsequente, venho fazendo percursos mais ou menos equitativos durante a semana. Na que passou, por exemplo, fiz dois de dezoito quilômetros, um na segunda, outro na sexta-feira. Vem dando certo? Creio que sim. Aumentei distância, mas também velocidade média, se comparar fevereiro com janeiro. Meu melhor desempenho oficial do ano, o primeiro sub-5'/km, foi na última prova. Evolução lenta, mas evolução, de qualquer forma.


Se nos dois primeiros meses do ano, fiz três corridas em cada, março tem toda pinta de ser um mês atípico para um fominha assumido feito eu. O primeiro final de semana foi de treino, comemorando o aniversário do amigo e companheiro de equipe Igor Sidarta, numa festa (de corredor) bacana, realizada na linda Campos do Jordão. E os demais, com exceção do último do mês, também deverão ser. Isso sem falar nos treinos de meio de semana, as quartas super, cada vez mais top.


No dia 09/03, está marcado um treino que eu sempre tive vontade de fazer, a subida do Pico do Jaraguá em Sampa, atendendo com muito gosto ao convite do camarada João Ávila. Vai ser muito bacana escalar o ponto mais alto e contemplar a megalópole lá de cima.


No final de semana seguinte, tem bonde 100 Juízo para a Corrida Noturna FlexPé em Mogi das Cruzes; mas dessa, infelizmente, estou fora. Provavelmente vamos armar um longão para a manhã do dia 16/03... Sem correr é que a gente não fica!

Corrida incrível. Uma noite dessas eu volto
No outro final de semana, dia 23/03, um treino por uma causa mais do que nobre. Auxiliar e prestigiar o bonito trabalho da ASIN - Associação Síndrome de Down. Iniciativa do grande atleta (e da grande pessoa) Vander Maciel, o Mineiro. Arrecadando alimentos e ajudando ao próximo, tudo vinculado ao esporte.


Fecho o mês com o certamente fantástico desafio de correr os 23 km nos arredores da represa de Igaratá. Ficando, infelizmente, fora de provas tradicionais, como a General Salgado e os 15 km de Barueri, onde deverão estar boa parte dos meus habituais companheiros de batalhas. Mas por um bom motivo. Olhem só esse visu!



Em abril tem mais novidades. Mas, sobre isso, eu falo depois.

5 comentários:

  1. Muito bom seu primeiro bimestre, Fábio. Evolução contínua, e março tem tudo pra ser fechado com chave de ouro nos 23k de Igaratá.
    Uma pena ter caído no mesmo dia dos 15k de Barueri, onde estarei e certamente você também estaria se não houvesse o conflito de datas. Mas nos veremos no domingo 09/03 na subida ao Pico do Jaraguá. Será meu primeiro desafio desse tipo, mas sei que pra você que já fez algumas vezes o Ataque ao Cume (10k de subida) deve ser quase uma moleza hehehehe
    Grande abraço e até domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Luiz. Devagar e sempre. Vamos tentando melhorar aos pouquinhos.

      Pois é, pena mesmo. Barueri é uma daquelas provas que merecem ser colocadas num calendário permanente. Gratuita, bem organizada e em uma distância NOBRE. Mas não dava mesmo para perder a oportunidade de fazer essa prova em Igaratá, um desafio que vem me ajudando a manter em dia a motivação para os treinos.

      Moleza? Duvido! Mas vai ser divertido. A gente se vê por lá. Abraço e até dia 9!

      Excluir
  2. Boa do calendário.
    (me identificando, rsrsrs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abrindo mão do direito ao anonimato, Tadeu?

      Bom te "ver" por aqui.

      Abraço!

      Excluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.