terça-feira, 25 de março de 2014

Inclusão

O esporte, assim como a educação, é uma ferramenta poderosa de inclusão social. A prática esportiva regular e bem orientada transforma a vida das pessoas e das comunidades. Dá oportunidades de vida. Resgata quem está fora do caminho. Traz saúde, qualidade de vida, amizades, convivência. Quebra preconceitos e paradigmas.


Foi pensando em inclusão pelo esporte que o meu grande amigo Vander Maciel, o célebre Mineiro, em conjunto com a ASIN - Associação Síndrome de Down, promoveu um belíssimo evento esportivo na manhã deste último domingo, 23 de março, no Parque da Cidade Roberto Burle Marx em São José dos Campos. Reunindo em torno de 500 participantes, entre corredores (em percursos de 5 km e 10 km, nas trilhas e no entorno do parque), caminhantes, alunos e funcionários da instituição. E arrecadando aproximadamente uma tonelada e meia de alimentos não perecíveis.


Participei, com muito orgulho, do 1º Treinão ASIN & Amigos du Mineiro. Como mais um dos corredores dos 10 km e, claro, doadores dos alimentos. Mas também dando a minha pequena contribuição na parte "operacional". Estive ao lado do Mineiro na elaboração e medição dos trajetos e na sessão de fotos para a divulgação do evento. Uma visita à instituição, dias antes do treino, que rendeu imagens bacanas, mas, principalmente, momentos muito alegres ao lado desses seres humanos especiais, no melhor sentido da palavra. Só tenho que agradecer por esta oportunidade.



A minha equipe, os bravos e solidários malucos do asfalto, também não poderia ficar de fora desta festa. Junto de outros grupos de corrida, assessorias e atletas "avulsos", a 100 Juízo ajudou a dar brilho e alegria ao treinão. Não houve garoa, frio ou corrida em outra cidade que nos tirasse do propósito.


Chamado a dar o meu depoimento, falei algumas palavras à TV Vanguarda, que exibiu matéria em seus telejornais "Bom Dia Vanguarda" e "Link Vanguarda" da segunda-feira, 24 de março. Dizendo sobre o orgulho de estar presente, fazer a diferença e ajudar a combater qualquer tipo de preconceito.


Link para a matéria:
http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/bom-dia-vanguarda/videos/t/edicoes/v/corrida-comemora-dia-internacional-da-sindrome-de-down-em-sao-jose/3233673/

Parabenizo ao amigo Mineiro, a todos da ASIN, aos patrocinadores e voluntários e a todos que participaram do evento. Que possa se tornar uma tradição e acontecer por muitos anos. Que promova de fato a inclusão social, seu mote. E que possa inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo.






6 comentários:

  1. Obrigado pelo relato,interação,participação ao evento, e estendo o Parabéns ao seu xará Fábio da ASIN,que esteve comigo desde do início desse projeto,que no final tornou um marco na história da instituição(semente) e que os amigos do esporte,já pedem bis.Agora vamos repor as energias e pensar em outras ações. Apesar da correria no dia, uma coisa que me marcou bastante foi, a alegria dos meninos(as) da ASIN e dos participantes.Diferencial que garantiu o sucesso do evento. Obrigado à todos!

    ResponderExcluir
  2. Muito feliz por ter participado!
    Belissimo treino e otima iniciativa no nosso amigo Vander! Parabéns Vander e parabéns a todos q participou q colabou q de alguma forma fez parte desse evento maravilhoso.
    Pode contar comigo em outros eventos.

    ResponderExcluir
  3. Que legal.. como sempre mandando bem... parabens por esse incentivo... abraços

    ResponderExcluir
  4. Que legal Fábio. Parabéns ao Mineiro pela iniciativa e a você pela partcipação e doação.
    Aproveitando.
    Feliz Aniversário meu amigão!

    ResponderExcluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.