sábado, 28 de setembro de 2013

Treinos PL80 e PL81 - Quem corre só, só corre...

Quem corre com os amigos, experimenta o melhor efeito colateral do esporte. Tenho o privilégio de fazer parte de um grupo de gente fantástica, que gosta do que faz e que, unida, empreende e realiza. Não sou líder de nada e nem aceito a pecha, quem precisa de cacique é tribo. Mas estou sempre lá. Porque gosto de estar, simples assim.


Nem a maior, nem a melhor. Mas única
Amizades só se consolidam com o convívio; e o nosso é realmente próximo, não apenas nos eventos de corrida dos finais de semana. A tradição dos encontros semanais para treinos noturnos, qualquer que seja o dia no calendário ou o local escolhido para a concentração, é um fato consumado. Se ninguém fala nada, a galera já pergunta: "e o treino de quarta, onde é?". Onde for, eu vou. E meus trutas também.


Muitos ou poucos, mas sempre lá
Não estaríamos em grande número nesta semana. Sei lá, talvez pelo friozinho tardio, agora que o inverno acabou (vai pra Lisboa, meu filho!). Mas uma parte da galera atendeu ao chamado e compareceu ao ponto de encontro. Mais uma vez lá na zona oeste, quebrada do nosso impagável Tonicão e reduto de parte da nossa equipe. Fiquei sem viatura, meu velho carrinho me deixou na mão. Mas não o camarada Helber, que mal leu o meu comentário no Facebook e já se ofereceu para a carona. Quem tem amigos, tem tudo.

Chegou um dia desses. Mas é dos nossos
A ideia do Tonico era repetir o mesmo trajeto das últimas vezes (caminho do bairro Chácaras Reunidas), mas acabamos o convencendo a mudar. Dali do Jardim das Indústrias partimos, via downhill da Cassiano Ricardo e São João, rumo à rotatória de entrada do Urbanova. Não opinei, só fiquei ouvindo... Mas achei que os companheiros estavam subestimando a distância. Não era só aquilo que eles estavam falando, dez kaemezinhos só, de jeito nenhum.

Era ruim de ser pouca coisa...
Os mais ligeiros dispararam na frente e foram formadas algumas parcerias, duplas ou trios. Eu fiquei na companhia do Wagner Bazílio (que corre muito, mas estava de boa) e do Toninho, parceiro de milhares de quilômetros acumulados por aí. A volta, em subida, seria bem mais complicada (e lenta) que a ida. Mas conseguiríamos manter pegada razoável do começo ao fim, fechando os 12,7 km em 1h13min. Para comemorar ao final, picolé de isotônico. Essa foi (praticamente) inédita!

Tem doido pra tudo
Como o final de semana seguinte até teria corrida (o Desafio Ecológico de Pindamonhangaba), mas sem presença maciça da equipe, o Helber iria sugerir uma hora extra na sexta. E eu acabaria montando um percurso básico de 10 km para a brincadeira. Menos gente ainda presente: só eu, ele e o estrilante Silvio. Não importa. Se tem mais de já um, é treino coletivo.

Parada dura
Dali do lugar onde minha história como corredor começou (a Área Verde), dez anos atrás, partimos um minuto antes das sete e meia em direção ao final do Bosque dos Eucaliptos pela Avenida Ouro Fino. Voltaríamos ao Satélite pela Salinas e Perseu e faríamos o retorno ao ponto de partida pela Andrômeda. A toada leve foi proposital, mas nem ela, nem as subidas do percurso nos fariam ficar acima do ritmo de 6'/km planejado. 10,15 km em 59 minutos.

Girinho à toa
A conta para Lisboa vai fechando, mas sempre cabe mais um chorinho... Principalmente, se for aproveitar a ocasião para colocar o papo em dia, contar umas lorotas, dar umas risadas. E correr também, claro!

Correr sozinho é coisa de adulto. Correr junto é coisa de criança. E eu prefiro

12 comentários:

  1. Gostei do 'Correr sozinho é coisa de adulto. Correr junto é coisa de criança. E eu prefiro.'
    Muito bacana o seu texto de treino Fábio. Eu também treino com a galera da minha Equipe e isso pra mim é motivação, união e alegria de compartilhar esses momentos ímpares!

    Bons treinos! abraços,

    Geisa
    www.correreuemeutenis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Geisa. Correr, para mim, é hobby. E, como tal, prefiro sempre que seja divertido. Bom saber que há tanta gente que pensa parecido.

      Abraços e bons treinos pra você também!

      Excluir
  2. Boa Fabião, hoje aprendi mais uma: estrilante. Uma maneira gentil para dizer que eu botei a boca no trombone.
    Valeu Amigo e até o próximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é um CARA DO BARULHO, amigo! Continue sendo.

      Abração!

      Excluir
  3. Fiz poucos treinos coletivos, pela falta de oportunidade mesmo, sempre estou sozinha, as vezes sinto falta, as vezes gosto, mas gostaria de ter a opção, enfim, enquanto ela não é real eu sigo solitária. Só que você faz os treinos coletivos parecerem indispensáveis e algo maravilhoso e ai eu fico com inveja dessa turma. Branca claro.
    Bons treinos
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim, são mesmo indispensáveis, Ju. Sei da importância dos treinos individuais para um esporte também individual na essência. Mas, aqui, conquistamos essa condição de "família da corrida" e dela não abrimos mão. Nas provas e nos treinos, que temos como compromisso semanal.

      Bons treinos pra todos nós!

      Excluir
  4. pena que as mulheres da equipe quase não vão
    adoraria participar tbm já que treino sozinha aos domingos de manhã na AV.Andromeda
    as vezes o local escolhido para o treino é muito distante
    mas sempre vejo as fotos que postam , muito legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveriam ir, Sonia. Cada um vai no seu ritmo, ninguém segura ninguém. Mas os treinos coletivos são sempre muito bacanas, divertidos e abertos a todos que se interessem em participar. Quando puder, apareça.

      Excluir
  5. HELBER COSTA

    CORRER COM O GRUPO
    DE AMIGOS PRA MIM FOI QUE FUNCIONOU!
    Hoje Faz exatamente 5 meses que comecei a correr com a equipe.
    já tinha tentado ser um corredor em duas edição da minha vida, mais não tive motivação.
    corria na área verde e no poli da vila tesouro dando voltas? desânimo total. PAREI.
    Acho que tudo tem seu tempo certo.
    Agradeço a DEUS e meus amigos que de alguma forma me motivou.. (Valeu Ricardo)
    Hoje estou na equipe 100 juízo,
    e muito feliz.
    Que pra mim e melhor de todas !!
    100 COMPARAÇÃO!!
    Estar correndo ao lado de um maluco e bom D +! de dois e Show! de mais de dois e um espetáculo.
    Já mais pretende parar de correr.
    DEUS SABE DE TUDO NE..
    Agora mesmo que um dia eu pare de correr tenha certeza que sempre vou ser 100 juízo.
    Não sou de abandonar o barco de forma alguma.
    Lealdade sempre
    100 juízo eternamente serei.
    Qual quer que seja a possibilidade de ajudar a equipe conte comigo.
    Obrigado Amigos por fazer parte da minha vida.




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que depoimento bacana, Helber! Fico muito feliz com ele, porque esses são mesmo os objetivos principais de treinarmos em grupo. A motivação que isso traz uns para os outros, a alegria desse convívio, a confraternização, reforçar e perpetuar os nossos laços de amizade. Nós é que agradecemos por ter você no grupo. Chegou faz pouco tempo, mas já sentou na janelinha do avião, hehehe... E fez muito bem!

      Grande abraço e até os próximos treinos e corridas.

      Excluir
    2. Obrigado Fábio!
      Sua palavras me motiva amigo.
      Um Grande Abraço
      As Helber costa.

      Excluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.