sexta-feira, 26 de julho de 2013

Treino PL45 - Happy Feet

Taí uma semaninha que deixou todo mundo, até eu que não sou propriamente um fã do calor, sonhando com ilhas tropicais e que tais... A bem da verdade, extremos nunca são bons. Se sou eu o dono do ar condicionado, juro que deixava a temperatura entre 22 e 25 graus (praticamente) o ano todo.

A praça tá sempre cheia de p...inguins mesmo
Mas o que não dá é para ficar de mimimi, reclamando de frio demais, calor demais, chuva demais, vento demais, qualquer coisa demais (ou de menos). Usar toda hora a desculpa da condição climática para dar migué em treino. Tomando as devidas precauções, dá sim para manter a rotina em dia e não abrir mão de correr mesmo com a porta da geladeira aberta. Resumindo ao máximo, o lance basicamente é usar vestimentas adequadas, fazer um aquecimento prévio (ou começar em ritmo leve e aumentar gradativamente), ainda mais importante nessa época do ano; e trocar-se o mais rápido possível após o treino, evitando a exposição ao frio com roupas molhadas. Deixe o blá-blá-blá para outro dia mais quente...

Dá pra ir até pra lá
O treino coletivo da semana, desta vez, seria transferido para a quinta. Na semana que vem, voltaremos à programação normal das quartas-feiras. Como ninguém se manifestou para projetar o roteiro, eu mesmo me responsabilizei pela tarefa e convoquei os amigos via página oficial da 100 Juízo na grande rede social. Poucos atenderiam, o que é compreensível. Até mesmo alguns tradicionais habituês ficariam de fora (onde estava Tonico?). Mas o importante é que tinha mais gente destemida em frente à réplica do 14 Bis na hora marcada.


100 Juízo e 100 frio
Sem muito atraso, para não ficar pegando friagem de graça, deixamos o estacionamento do parque pela Adhemar de Barros sentido Jardim Maringá. O apito do Silvio (bem-vindo de volta, parceiro!) já teve de trabalhar logo a partir da esquina com a Heitor Villa-Lobos, parando o trânsito para a nossa travessia. A partir dali, tudo ficaria mais tranquilo.

Nem toda equipe tem um...
Depois do breve passeio pelo velho bairro, onde morou a família do meu pai nos anos sessenta, retornamos à região central pelas avenidas Tívoli e José Longo, passando pertinho do ponto de largada (segundo o Wagner, para dar ao ressurgido Fabinho Siqueira a chance de desistir). Seguimos então o fluxo do trânsito pela João Guilhermino, Dolzani Ricardo e Coronel Moraes. Mas, antes de chegarmos ao viaduto que liga o centro ao Jardim Paulista, dobramos à esquerda na Conselheiro Rodrigues Alves. Paradas nas esquinas separariam provisoriamente o grupo. E, por incrível que pareça, desta vez eu fiquei no bloco da frente, ao lado do bom companheiro Edson.

O feio corre muito
O giro seguiu pela Siqueira Campos, região da escola onde ele estudou e do primeiro lugar onde morei em São José, isso na época em que a cidade ainda era em preto & branco. O grupo já estava reunido novamente, exceto Silvio, que encolheu o percurso para preservar o tendão. Concordamos todos que cabe bem uma provinha por ali, até para mudar um pouco a cara dos percursos urbanos habituais. Um dia ainda vou ver realizado o sonho da Corrida do Centro Histórico em Sanja também...

Quem sabe um dia a 1ª aqui
Fomos parar em seguida no Calçadão da Rua Sete. Sempre bacana levar novos amigos, tal qual o recém-contratado Helber, para uma inusitada corridinha pelo (diurnamente) movimentado centro de compras da região. Algumas poucas lojas ainda abertas àquela hora e a saudação dos funcionários aos malucos beleza passando a toda velocidade (ou quase isso).

Se o Mercadão estivesse aberto, eu parava para um pastel...
Da Rua Francisco Paes e Avenida Madre Tereza em diante, o grupo mais ligeiro imprimiu ritmo forte e eu acabei ficando um pouco para trás. Alcancei o Wagner que parou para checar o joelho (cuida disso, camarada!) e em dupla seguiríamos até o final, passando pela Curva do "S", Luiz Jacinto, Avenida São João e rua do Vicentina Aranha. A distância total ficou meio longe dos quase dez quilômetros da medida original, mas deu para fugir do friozinho e do marasmo.


Se havia arrependidos, eles não estavam ali
Pausa agora nos treinos para um pouco (mais) de diversão: uma nova dobradinha de corridas no final de semana. Redenção da Serra no sábado à tarde e Super 5k, corrida conjunta com o duathlon, na Via Norte no domingo. Possivelmente com a volta do maçarico, para alegria de uns (a maioria) e tristeza de outros, tipo esse pinguinzinho aqui, que nunca mais teve chance de correr provas com o termômetro marcando um dígito só. Ainda lembro bem daquele dia gelado de 2007 em que Mogi das Cruzes me viu terminar os 15 km em fantásticas (para mim) 1h13min.

Nunca mais...

Com qualquer tempo ou temperatura, o que vale é o keep running.


Link no Garmin Connect:
http://connect.garmin.com/activity/348266384

Resumo do treino:



6 comentários:

  1. Oi Fábio.
    Não dá para esperar outra coisa no inverno do que o frio. E se é para correr que seja como está. Eu adoro. Muita gente viaja pra correr na neve e quando tem oportunidade de correr na diversidade prefere um sofá. Parabéns pelos treinos. Estamos juntos nessa. o/
    abraço e bons km's!
    Helena
    @correndodebem
    http://correndodebemcomavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Helena... Eu também gosto. E tenho o sonho de um dia ainda dar uma corridinha na neve. Duro é esse meio-termo, que não tem nada de chique, hehehe... Mas que isso não nos nos tire a coragem e nem impeça de manter a rotina de treinos.

      Abraço e bons quilômetros por aí também!

      Excluir
  2. To chegando agora com malucos do asfalto e to gastando d mais muito bom correr com essa equipe 100 juízo.. Fábio Namiuti ainda tem um vídeo pra Lembrança rs.. quem não compareceu perdeu de ae esquentar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chegou chegando, camarada, do jeito que a malucada do asfalto gosta e precisa. Seja muito bem-vindo ao nosso time. Abraço e até os próximos treinos e corridas.

      Excluir
  3. Vixi parceiro, to até com medo de desembarcar aí na semana que vem!!!!
    Tomara que até lá amenize um pouco este frio Siberiano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, cuidado com o choque térmico.

      A bem da verdade, nessa semana já melhorou bastante, mas continua bem friozinho, de manhã e à noite.

      Abraço e até domingo.

      Excluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.