quinta-feira, 9 de maio de 2013

Treino PL4 - Treino (com um "T" bem grande pra você)

Há aqueles treinos sacrificantes (como o do último domingo, por exemplo), que você faz se arrastando, como se tivesse uma bola de ferro amarrada na canela. Mas existem também, felizmente, os treinos impecáveis, onde tudo é quase perfeito. Você corre de sorriso no rosto, nada seria capaz de pará-lo. Termina e a gente se pergunta: "mas já?".

Quando você não gosta, uma eternidade; quando gosta, um milésimo de segundo 
O dessa noite fria de quarta-feira pertenceu à segunda espécie. Aliás, tudo a ver com essas duas coisas: noite e friagem (dezessete graus!). Nasci, definitivamente, no país tropical errado. Essa cara não engana. Eu sou esquimó.

Pior que parece...
O local de concentração, excepcionalmente, pela segunda semana seguida foi o mesmo Parque Vicentina Aranha. Sugestão do sempre atento amigo Edson. Na tarde que antecedeu o treino, estive mais uma vez participando de um programa de rádio, ao vivo no estúdio da Estadão AM 1290, antiga Rádio Eldorado. Conversando com o jornalista Marcelo Almeida e seus ouvintes sobre os assuntos de que mais gosto, todos inter-relacionados: esporte, atividade física, saúde, qualidade de vida. Aproveitei a oportunidade para convidar a audiência a estar presente conosco, neste e nos próximos treinos que virão. Todos são sempre muito bem-vindos.

Nas ondas do rádio
Gente nova mesmo, não apareceu. Mas a turma de sempre já basta para fazer do treino a maior animação. Recebemos até a visita ilustre do ainda em manutenção Silvio Américo, o Corredor do Apito. Falta pouco agora, parceiro! A Adriana ficou de aparecer também, mas o ônibus a deixou na mão (semana que vem a gente marca no seu bairro!). Um minuto antes da hora, fugindo do vento gelado, a galera largou, ali de dentro do parque mesmo.


A jornada era mais longa que de costume, a pedido do Vinicius, em preparação para sua primeira meia maratona. Trajeto bastante simplificado, nada de muita novidade e nem ziguezagues por aí. Uma reta (e descida) da São João só, lateral do shopping e caminho do Urbanova, de tantos outros treinos anteriores. Chato, maçante? De jeito nenhum! Um arroz com feijão bem temperado sempre vai bem...

Trivial legal
Começamos todos juntos e até o encontro da São João com o Vidoca, assim seguimos. Eu e o Tonico ficamos vendidos no interminável semáforo e o resto da galera seguiu pela Dr. Eduardo Cury. Mas voltaram para nos esperar. Tchurminha sangue bom. De lá de dentro do shopping, alguém gritou e nós respondemos. Ganharíamos um integrante-surpresa, o Diego. Engraçado foi ver a gangue correndo feito doida em frente à entrada do circo, montado ali no estacionamento. Parecia que estavam fugindo lá de dentro...

Respeitável público
A partir dali, os blocos começaram a se definir. Wilson e Diego na elite A, Edson e Vinicius na B. Tonico, Luis Carlos, Aldo (só em treino), eu e Toninho, no fundão. Correndo e jogando conversa fora, na pista mais antiga da Lineu de Moura ou na nova, da Shishima Hifumi. Tudo planinho ou quase, porque no meio do caminho, havia uma "serra".

Repare no canto inferior direito
Quando a gente corre por lá, geralmente entra pelo lado direito da rotatória, após o rio Paraíba do Sul. Tem subidas? Tem! Bastante, até. Mas nada de fazer parecer lagartixa na parede também... Dessa vez, pegando o flanco esquerdo, a costumeira descida da universidade virou lomba acima. E bota lomba nisso! Bons cinquenta e tantos metros de desnível. Até que escalamos bem. Uma paradinha no bebedouro (o Luis era amigo do guardinha), dois minutinhos de pausa. E bora pegar o caminho de volta. Downhill alucinante.

U-hu!!!!
Com a breve paradinha, os grupos se afastaram ainda mais. Seguiria com Aldo e Toninho por quase toda a volta, feita em bom ritmo. Sofreríamos um pouco na outra subida-monstro da noite, a da São João. Mas acabamos alcançando o Tonico no meio da rampa e o Luis, já rente à grade do parque, quase fim do caminho. Com direito a minisprint na reta final e tudo. Quinze quilômetros praticamente redondos (vinte metros a mais, na telinha do relógio). E a sensação de ter feito um belíssimo treino, ainda mais para uma noite de meio de semana, quando normalmente corremos dez ou doze apenas.

Dentro, um dos nossos maiores patrimônios
O mesmo frio que ajudou durante, afugentou logo depois. Não teve trololó pós-treino dessa vez. Foi a conta de tomar uns goles d'água e cada um pegou o rumo de casa. Sexta tem mais, solo; e domingo, conjunto. Lisboa é logo ali.

P.S.: os meus mais sinceros votos de melhoras ao amigo Guilherme Maio, o Corredor Diletante, que se lesionou durante um treino nessa semana. Força aí, camarada! Boa e rápida recuperação para você. Estaremos juntos em outubro.

Link no Garmin Connect:
http://connect.garmin.com/activity/309890779

Resumo do treino:

8 comentários:

  1. Boa Fabião. Não vejo a hora de voltar a correr, falta pouco e não vou apressar o retorno, mas que dá uma vontade.
    Valeu e abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem feito muita falta, principalmente nos cruzamentos movimentados (hehehehe...), amigo! Parabéns pelo bom senso. Tenha só mais um pouquinho de paciência, daqui a pouco você tá de volta com a gente. Siga se cuidando bem.

      Abraço e valeu pela presença lá ontem.

      Excluir
  2. Oi, Fábio.
    Outono começa a dar a cara da estação. Friozinho é bom de correr, mas castiga. O papo pós-treino com os amigos acaba sendo mais curto. Aliás, parabéns pelo treino. Voltar pra casa feliz da vida é tudo de bom!!!
    Abraços e boas corridas.
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helena! Obrigado pela visita e mensagem.

      Por mim, que adoro frio, até ficava mais... Mas a galera é menos fanática. A gente coloca o papo em dia nas corridas e treinos diurnos.

      Abraço, bons treinos e corridas pra você também!

      Excluir
  3. Obrigado pela citação e preocupação, Fábio.
    Muito agradecido pela lembrança, uma vez que eu estou mais para baixo do que a popularidade do Feliciano...
    Eu fui ao médico hoje e o cavalete é de (no mínimo) 15 dias, fora o fato de ter que fazer ultrassom e me medicar.
    No domingo, dia 26/05 eu volto a correr.
    Grato,
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas notícias, amigo Guilherme. Menos pior que o prazo de recuperação não seja tão longo quanto você imaginava a princípio. Tenha paciência e cuide-se bem. Bom e breve retorno aos treinos e corridas.

      Excluir
  4. Oi Fábio,
    Vim aqui te dizer que você é um grande motivador da saúde para muitos alunos meus e que estou utilizando sua história de vida em minhas palestras, principalmente as que são referentes a fumantes. Amanhã dia 10 estarei numa palestra num curso como deixar de fumar, espero que seu blog bombe muito com os acessos do pessoal.
    To pegando alguns materiais seus por aqui tá bom.
    Grande abraço e sucesso sempre!

    Vânia Almeida
    www.cuidandodocorpo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Vânia! Fiquei muito contente com as suas palavras e mais ainda em constatar, mais uma vez, que a minha história de vida pode ajudar outras pessoas a também mudarem as suas. Isso é muito gratificante.

      Parabéns pelo trabalho e muito sucesso pra você.

      Abraços!

      Excluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.