quinta-feira, 11 de abril de 2013

Treino 58 - Enfiando o pé em Jaca(reí)

O título desta postagem é um oferecimento do grande amigo e companheiro de treinos Edson. Um daqueles que primeiro diz "opa, topo!" e só depois pergunta "onde?", "quando?" e "quantos km?". Figuraça. Gente boníssima. Tal qual, aliás, toda essa galera, que não perde uma... Dou um enorme valor a isso. Ninguém precisa treinar junto. Treina porque gosta, de verdade.

Juntos
Já que estamos tendo a satisfação de contarmos com a presença constante, durante suas merecidas férias, do glorioso cara da floresta Sílvio, nada mais justo que colocarmos o nome dele no rodízio de "projetistas" de percursos dos coletivos. Mesmo que isso signifique dar uma esticada até a cidade vizinha em plena quarta-feira à noite. Pega nada. Jacareí é logo ali mesmo. E um excelente lugar para dar uma pernada.

Vou muito. Gosto demais. Só acho que tem pouca corrida...
E outra coisa bacana desses treinos diferentões é que pintam também quase sempre uns convidados especiais. Receberíamos, com muita alegria, a visita (aliás, os visitantes éramos nós) de duas corredoras locais, a Danielle e a Sílvia. O ponto de encontro seria o bonito e movimentado Parque da Cidade de lá. O nosso pode até ser maior e bem mais natureba. Mas a estrutura, localização (na região central) e iluminação (funcionar à noite faz muita diferença) torna o jacareiense simplesmente imbatível. Bonito demais ver um lugar repleto de praticantes de atividade física, cumprindo direitinho o seu papel.


Isso cheio de gente fica uma beleza...
 Esperamos até as tradicionais 19h30min. Foi bom, deu tempo de ver o Giovani chegar esbaforido, depois de vir correndo por uns 12 km desde São José (já fiz isso também!). Seríamos recebidos também pelo pessoal da Equipe RW, do professor Renato, que ofereceu generosamente sua estrutura de hidratação, guarda-volumes e afins. Esporte é isso. Companheirismo e solidariedade. Independente da cor da camisa. O resto é vaidade boba.

Precisa desenhar?
Silvião caprichou no desenho do mapa e fez até test-drive antes. Conhecendo mais ou menos o caminho, mas bem mais acostumado a estar ali no papel de motorista, não dei bobeira e colei no guia turístico. Deixamos o entorno do parque, caímos na avenida que muita gente conhece como "da Fapija", meio difícil de atravessar, aliás, e seguimos para a Malek Assad, uma das muitas avenidas que vão e vem da Dutra até a cidade. Uma planura só. Engraçado ouvir o relógio apitar quatro, cinco, seis vezes sem uma subidinha sequer. Em São José não tem disso...

Vou mudar pra lá...
Dobramos à direita na Adhemar de Barros (piada interna: não era Nelson D'Ávila) e seguimos por mais um longo avenidão sem inclinações. Giovani e Edson ficaram de saco cheio da toada leve e foram correr forte lá adiante. Eu, Vinícius e Sílvio ficamos no bloco intermediário. Toninho, Tonicão e Fábio Siqueira vinham logo depois. Passamos pela nova rodoviária e fomos parar na Getúlio Vargas (depois alguém me conta porque chamavam de "Variante"), entrada primeira para quem chega do resto do Vale. Chegamos pertinho da rodovia. Mas saímos antes para um passeio pelo bairro Villa Branca. Enfim um pouco de emoção nessa bagaça.

Oba! Rampa (abaixo)!!!
Quando o Sílvio falou, fiquei até com medo. E eu já conhecia um pouquinho a topografia do lugar. Mas, ou estava num dia bom para subir, ou essa lomba não era isso tudo também... Chegamos tranquilamente ao cume, depois de uns setecentos metros morro acima, aproveitando bem a descida, mais curta e íngreme, de volta à avenida principal. Já não via mais a dupla da frente e nem a turma do fundão. Esses últimos, só iria reencontrar, já quase no finalzinho, porque eles acabaram errando nessa parte mais complexa do roteiro.

Fácil de errar, mas bonito de correr
Para completar a distância regulamentar, um giro em torno do parque. Um cruzamento movimentado, pouco antes, separou o trio de quase todo o trajeto. Completaria o percurso ao lado do professor Toninho, também vestido com o "X da segurança" (estreei o presente de aniversário que ganhei dele; muito bom ver e ser visto), como em tantos outros treinos anteriores. Esse é parceiro das antigas.

Ao lado de um brilhante corredor
Mais (quase) 13 km para a conta. Não teve, ah, que pena, muito lero-lero pós-treino dessa vez, a galera foi embora rapidinho. Sem problema, na corrida de domingo, na qual pela primeira vez na história desse país vou como espectador (acredite quem quiser!), depois de mais um treinão mucholoco no sábado, há de ter bastante tempo para isso. E no treino especial da semana que vem, idem. Sempre bom demais.

Explorando a vizinhança
Link no Garmin Connect:
http://connect.garmin.com/activity/296240222

Resumo do treino:

6 comentários:

  1. Grande Fábio,

    Mais um belo treino heim. Quem tem amigos tem tudo. Parabéns!

    Corri no último fim de semana pela 1a vez sem os amigos por perto, rapaz foi esquisito. Nesses 12 meses de corridas isso nunca tinha acontecido. Faltou essa cereja para deixar o bolo perfeito. Mas, de qualquer forma, estrei com gosto nos 21km. Depois dá uma passadinha lá no blog para ver o relato.

    Sobre o seu treino, deu vontade de conhecer o percurso em loco. Parabéns por mais um ótimo relato.

    Abraços,

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigos são o melhor "efeito colateral" disso tudo, Danilo. Sem eles, vira só um esporte como qualquer outro.

      Já passei lá no blog pra conferir o relato dos 21k. Mandou muito bem, parabéns novamente!

      Obrigado pela visita e mensagem. Abraço e bons treinos!

      Excluir
  2. Que legal Fábio.
    Noos locais novos horizontes. Você tem ensinado que a corrida é muito mais do que "treinos" inscrição e medalha.
    É amizade. Em você temos uma grande inspiração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser muito mais, Luiz. Venho tentando mostrar isso. E acho que conseguindo, de alguma maneira. Grato pelas palavras.

      Abraço!

      Excluir
  3. Grande treino parceiro.
    Excelente pace para esta distância.
    Sempre que quiser nossa terrinha estará de braços abertos para os treinos da galera.
    um abraço e até Domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um, meu amigo. Obrigado pelo projeto e execução. Acho que têm sido férias memoráveis essas suas, não?

      Domingão tem mais. Abraço e até lá!

      Excluir

Obrigado por estar comigo neste caminho. Deixe também o seu registro de passagem. Dê sentido à existência disso tudo.